Esportes

09h30min - 30 de Junho de 2013 Atualizado em 22h53min - 01 de Julho de 2013

Estudantes disputam partida de vôlei masculino durante o Jemg

Etapas regionais contaram com alunos-altetas de 555 escolas mineiras; foram realizados 1.170 jogos nas modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez

A etapa regional do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) foi realizada encerrada no último fim de semana nos municípios sedes de Arcos, Caratinga, Cataguases, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberaba. Cerca de 12 mil alunos-atletas de 555 escolas, representando 305 municípios, participaram de 1.170 jogos nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, nas categorias feminino e masculino.

Na regional Leste, o município de Caratinga sediou 200 jogos, envolvendo 82 colégios de 59 cidades. Na regional Centro, a cidade de Arcos também recebeu 200 jogos, com a participação de 137 colégios de 52 municípios. Na Zona da Mata, Cataguases foram 200 jogos, envolvendo 82 colégios de 61 cidades.

No Norte do Estado, em Montes Claros, foram 170 jogos, envolvendo 58 escolas de 38 municípios. Já No Sul de Minas, em Pouso Alegre, foram 200 jogos, com a participação de atletas de 116 escolas de 60 municípios. Já no Triângulo Mineiro, em Uberaba, houve mais de 200 jogos, envolvendo 80 escolas de 35 municípios.

O Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) é um programa do Governo de Minas promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e a Secretaria de Estado da Educação. A realização dos jogos é uma atribuição da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). Na esfera municipal, as prefeituras atuam no auxílio e no suporte logístico para a realização dos jogos. Para acompanhar mais informações sobre os jogos, clique aqui.

Objetivos

O programa Minas Olímpica é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado, de forma educativa e democrática. No projeto, o esporte é utilizado como instrumento da educação global dos alunos. O aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas regiões do Estado, o Jemg/2013 atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.

Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por meio de diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do programa com responsabilidade social e competência técnica. O Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais indica representantes do Estado para a etapa nacional dos jogos escolares da juventude.