Minas por Região
Educação

21h07min - 09 de Março de 2010 Atualizado em 16h14min - 01 de Julho de 2013

Estudantes do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa participam de oficinas de culinária

BELO HORIZONTE (09/03/10) - Estudantes de duas escolas estaduais de Belo Horizonte terão suas primeiras lições culinárias neste mês de março. Integrantes do projeto Escola Vida, Comunidade Ativa da Secretaria de Estado de Educação, as escolas estaduais Ana de Carvalho Silveira, em Belo Horizonte, e Maria Floripes Nascimento Alves, em Sabará, selecionaram alunos para participar do projeto Chefs do Amanhã. Criado em 2008 pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, com apoio da Ceasa/MG, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o projeto Chefs do Amanhã terá início nesta quarta-feira (10). Estudantes de cada escola terão aulas sobre educação nutricional, manipulação e conservação de alimentos, além de aprender algumas receitas.

Com duração de quatro aulas, o curso acontecerá uma vez por semana no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Cada turma é composta por 25 jovens e, ao final das oficinas, além de aprenderem lições sobre culinária, os estudantes ainda ganham um certificado de prática em culinária básica e reaproveitamento de alimentos. Segundo a coordenadora da cozinha experimental do centro, Fernanda Piló Redig, o objetivo é despertar o interesse do jovem pela área. “A proposta do projeto é levar a culinária básica a esses alunos, sempre dando ênfase no aproveitamento integral de alimentos. Uma das metas do centro é a não geração de resíduos”, disse.

Pensando no reaproveitamento, as aulas trabalham com um cardápio variado e o mínimo de desperdício. Se um dos ingredientes é a melancia, por exemplo, toda ela é aproveitada. A casca vira salpicão, a polpa se transforma em suco, a parte branca serve de ingrediente para um doce e nem a semente fica de fora do banquete; é torrada e saboreada como um amendoim. “Nós ensinamos como aproveitar cascas, talos, folhas. Mostramos como é possível transformar em comida vários ingredientes que comumente iriam para o lixo. Aliás, nós produzimos muito pouco lixo durante as aulas, aproveitamos quase tudo”, explica Fernanda Piló.

Quem já passou pelo projeto ficou com vontade de “quero mais”. A estudante Heloar Rodrigues teve suas aulas em 2008, quando estudava na Escola Estadual Bernardo Monteiro. Aluna destaque na cozinha experimental, Heloar encontrou nas oficinas do projeto um incentivo para abraçar sua vocação. “Eu achei muito bacana, até descobri que quero fazer gastronomia. Tive até a oportunidade de conhecer e cozinhar com um chef espanhol em um evento. A maior lição que eu tirei é que a gente não deve jogar nenhum alimento fora”, conta.

Expectativa

Os estudantes que ainda não entraram na cozinha estão ansiosos. Na Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira muitos alunos demonstraram interesse pelo projeto. Segundo a diretora Joseane Aparecida Meliato Vilela, foi necessário fazer uma seleção entre os jovens para fechar o grupo de 25 alunos. “O interesse foi muito grande, tanto entre meninos quanto entre meninas. A ideia do curso foi muito bem aceita, eles ficaram atrás de mim querendo uma vaga, tanto que tive que fazer uma seleção”, explica.

Até o fim do mês de abril, turmas de seis escolas irão participar do projeto, beneficiando 150 alunos. Em 2009, o projeto Chefs do Amanhã já ofereceu aulas a 330 jovens.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato