Minas por Região
Educação

12h54min - 18 de Novembro de 2011 Atualizado em 11h28min - 01 de Julho de 2013

Estudantes mineiros da rede pública fazem avaliações do Proeb e Prova Brasil

Os estudantes mineiros estão concentrados em processos de avaliação. Entre os dias 21 e 25, as escolas das redes estadual e municipais vão aplicar o Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), do Governo de Minas. Além disso, desde o dia 7 até esta sexta-feira (18), as escolas das redes públicas mineiras estão aplicando a Prova Brasil.

BELO HORIZONTE (18/11/11) - Neste mês de novembro, os estudantes mineiros estão concentrados em processos de avaliação. Entre os dias 21 e 25, as escolas das redes estadual e municipais vão aplicar o Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), do Governo de Minas, para mais de 1,9 milhão de estudantes em todos os 853 municípios do Estado. Além disso, desde o dia 7 até esta sexta-feira (18), as escolas das redes públicas mineiras estão aplicando a Prova Brasil, teste que serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal. As provas não contam para as notas dos alunos no fim do ano, mas os resultados são essenciais para que os governos tenham um diagnóstico do sistema e possam, assim, fazer intervenções da forma mais efetiva possível.

“A avaliação oferece um diagnóstico do sistema. Conhecemos, por escola, os pontos fortes e as áreas onde precisamos criar estratégias para melhorar o aprendizado”, explica a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria Ceres Pimenta. "A partir das avaliações, os professores e nossas equipes de especialistas criam projetos e estratégias para melhorar a proficiência dos alunos. É dessa forma que temos assegurado a melhoria permanente do sistema educacional mineiro, que é um dos melhores do país de acordo com o próprio governo federal”, completa.

Criado pela SEE, o Proeb permite avaliar todo o percurso educacional do aluno, pois é aplicado sempre ao fim dos ciclos de aprendizagem. Fazem a prova todos os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Aplicado desde o ano 2000, o Proeb testa o conhecimento dos jovens em Português e Matemática e conta com altos índices de participação. “A participação dos alunos é muito importante, pois quanto mais estudantes fizerem a prova, mais exato é esse diagnóstico. Atualmente, pais, professores e estudantes sabem da importância da avaliação. Nos anos iniciais, por exemplo, a participação no último Proeb foi de mais de 90%”, afirma a superintendente de Avaliação Educacional, Maria Inez Barroso Simões.

As provas do Proeb são aplicadas na própria escola, sendo que os professores trocam de turmas durante a aplicação. Há um caderno para Português e outro para Matemática, cada um com 39 questões. Cada prova é aplicada em um dia e os alunos têm duas horas e meia para completar o teste. “Os testes avaliam os conhecimentos que os alunos devem ter em cada etapa do ensino”, completa Maria Inez.

Avaliação: instrumento para pais e estudantes

Entre os dias 7 e 18 de novembro, os estudantes mineiros participam da Prova Brasil, do Ministério da Educação, que serve como base para calcular o Ideb. O teste também avalia de forma censitária os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, além de ser aplicado a uma amostra de estudantes do 3º ano do ensino médio. As disciplinas cobradas também são o Português e a Matemática.

“Os resultados são públicos e por escola, tanto do Ideb, quanto das avaliações estaduais, como o Proeb. A partir deles, os pais podem consultar os índices das escolas de seus filhos”, explica Maria Inez Barroso.

Na Escola Estadual Assis Chagas, no bairro Dom Cabral, em Belo Horizonte, até os estudantes já começam a se interessar pelos resultados da escola. “Ao fim da Prova Brasil, aplicada na semana passada, alguns alunos já vieram me perguntar onde os resultados estariam disponíveis para eles e os pais consultarem”, explica a diretora Rita de Cássia Lima Penalva.

A escola se destacou na última avaliação do Ideb, alcançando 5,8 pontos no índice. No último Proeb, os números também são muito bons. A escola ficou acima da média estadual tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática e a avaliação apontou que não havia nenhum aluno no nível de desempenho considerado baixo. “As avaliações mudaram muito a cara da educação. Elas orientam que tipo de trabalho é possível fazer com cada aluno, ajudam a melhorar a aula”, explica a diretora.

Na Escola Estadual Paschoal Comanducci, no bairro Jaqueline, em Belo Horizonte, Maria Luiza de Morais é exemplo entre os pais no quesito participação. Mãe de Pedro Lucas, do 5º ano do ensino fundamental, ela vai a todas as reuniões promovidas pela escola e sabe bem da importância da avaliação. “A direção sempre passa os níveis atingidos pela escola nas avaliações. É muito bom saber que estou levando meu filho para uma escola em que a aprendizagem é boa. Além disso, também percebo que meu filho está sempre desenvolvendo suas habilidades. Sempre incentivo sua participação nas avaliações, porque eu sei que é importante para ele e para a escola”, explica. A Prova Brasil será aplicada na escola, nesta quinta-feira (17), já o Proeb, na próxima semana.

O diretor da instituição, Ermelindo Martins, ressalta que os resultados das avaliações têm sido instrumentos essenciais para a melhoria do ensino. Entre 2008 e 2010, por exemplo, os resultados dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa no Proeb cresceram. Hoje, 93% estão em um padrão de desempenho considerado recomendável para a disciplina, contra 74,2% em 2008. “A partir desses números nós criamos projetos na escola. Trabalhamos esses resultados com as especialistas da SEE e conseguimos melhorar o aprendizado dos alunos nos últimos anos”, explica.

Logística

A impressão das provas do Proeb é feita por uma gráfica contratada pela Secretaria de Estado de Educação, dois meses antes da aplicação do Proeb. A gráfica imprime cerca de 50 mil provas por dia e cada um deles é armazenado em um galpão equipado com câmeras de segurança e vigilância para garantir o sigilo das questões. Feita a impressão, sete caminhões percorrem todo o Estado para distribuir o material entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que posteriormente distribuem os testes entre as escolas. “Cada escola recebe seu pacote de provas lacrado. Esse pacote só é aberto no dia do exame”, explica Inez Barroso. No Proeb, são elaborados 26 cadernos de provas diferentes.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato