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Educação

10h57min - 26 de Setembro de 2012 Atualizado em 12h08min - 01 de Julho de 2013

Estudantes mineiros rompem fronteiras e se garantem em olimpíada do conhecimento na Índia

Alunos de Minas Gerais correspondem à metade da delegação brasileira na ‘Quanta - International Competion for Science and Mathematics 2012’

Mais uma vez o conhecimento mostra que é o caminho para ultrapassar fronteiras. No mês de dezembro três equipes de alunos das escolas estaduais Antônio Miranda, no Norte de Minas, Raulino Pacheco e Professora Francisca Pereira Rodrigues – ambas na Zona da Mata, embarcam para a Índia para participarem do ‘Quanta - International Competion for Science and Mathematics’. A competição é disputada por estudantes de 40 países e tem o objetivo de envolvê-los em debates e quiz sobre conhecimentos científicos, desenvolvimento de projetos na área de engenharia e testes de raciocínio lógico.

Além dos alunos das três escolas estaduais mineiras, a delegação do Brasil conta com mais uma escola da rede privada do estado de Minas Gerais e outras quatro instituições de ensino do país. Ao todo, 56 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio foram envolvidos. Para os 21 alunos da rede estadual de Minas que integram a delegação, essa será a primeira viagem para fora do país. “É uma felicidade, mas não é uma surpresa. Nós acreditamos muito em nossa capacidade e quando fizemos a prova já tínhamos essa esperança”, explica a estudante do 2º ano do ensino médio, Debóra Cristina Lopes de Souza, de 15 anos. Ela integra a equipe composta por alunos do noturno da Escola Estadual Antônio Miranda, localizada no município de Indaiabira.

Com a viagem agendada para o mês de dezembro, os alunos da escola, que se localiza na zona rural do município, já começaram a se preparar buscando informações sobre o país sede da competição que é realizada desde 1995. “Nós já começamos a pesquisar na internet um pouco sobre a Índia. Qual é a capital, os pontos turísticos, a moeda, o número de habitantes e o idioma”, explica a estudante do 3º ano do ensino médio, Diuliany Rosy Lopes Braga, de 16 anos.

Todos os integrantes da equipe são alunos da professora de Matemática Maria Enilde Amorim de Oliveira. Em relação ao bom desempenho dos estudantes na competição que tem o foco na Matemática, a educadora explica que parte do êxito está relacionada a um trabalho pedagógico diferenciado, que procura mostrar aos alunos que o aprendizado da disciplina é algo que pode ser conquistado por todos. “Nós procuramos trabalhar bastante a prática pedagógica com aulas diferenciadas, com a utilização de jogos e desafios. Em sala, procuro também dar muitas atividades e trabalhos coletivos”, explica a professora.

Representantes da Zona da Mata

Uma das representantes desta região é a Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, localizada no município de Piraúba. Na cidade, que possui cerca de 10 mil habitantes, a conquista é um feito inédito e tem sido motivo de orgulho para a população. “Vivemos em uma cidade pequena do interior e nunca tivemos uma escola com essa projeção internacional. A nossa conquista é motivo de felicidade para os professores, alunos e seus familiares”, ressalta a diretora Andrêssa Maria Demolinari.

Na escola, além das aulas no período regular, os alunos têm um acompanhamento focado na Matemática, a partir de uma parceria com o Instituto Federal de Rio Pomba. A ação ocorre por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e é realizada no contraturno escolar. “Para somar ao que aprendemos na escola estamos fazendo um curso preparatório dentro desse Programa. Estamos estudando bastante e queremos trazer alguma premiação da Índia”, explica a estudante do 9º ano do ensino fundamental, Juliana Marquione, de 15 anos.

Ainda na Zona da Mata, está a Escola Estadual Raulino Pacheco que fica no município de Rio Novo. “Nós só ficamos sabendo da prova que selecionou para a competição na Índia um dia antes. Então, a professora reservou uma parte da aula para revisar alguns exercícios”, lembra a estudante do 9º ano do ensino fundamental, Letícia Lima Marques, de 14 anos.

Apesar da correria para se inscrever e fazer o exame, a professora da turma, Simone Terezinha Toledo Destro Dias, destaca que confiava no planejamento pedagógico da escola e que, por isso, fez o convite para os alunos. “Para mim é uma conquista grandiosa, pois na rede pública temos em sala alunos com realidades distintas. Porém, aqui na escola, nós trabalhamos muito na Matemática por meio de exercícios que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos, o que de certa forma representa uma preparação para a prova”, conta a professora.

Quanta

O ‘Quanta - International Competion for Science and Mathematics’ é organizado desde 1995 pela City Montessori School, em Lucknow, na Índia. A seleção dos alunos nos cerca de 40 países é feita a partir da ‘Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras’. Neste torneio, os alunos de uma turma formam uma equipe que resolve, de maneira colaborativa, questões de uma prova de Matemática. As escolas com melhor desempenho na competição montam as suas equipes, que devem ter sete integrantes, para participarem do Quanta.

Na ‘International Competion for Science and Mathematics’, os alunos são avaliados em seis modalidades sendo elas: um debate relacionado a um tema científico relevante; a criação de uma escultura com sucata eletrônica; uma corrida de barcos que serão elaborados a partir de um projeto de engenharia, um quiz de Ciências, um quiz de Matemática e exercícios de raciocínio lógico. As escolas, não precisam, necessariamente, participar de todas essas modalidades.

No Brasil, a organização das duas competições é feita pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC). De acordo com o diretor da rede POC, Ozimar Pereira, competições como essas revelam os talentos da Matemática que estão nas salas de aula. “Muito nos alegra ver o talento dos jovens na Matemática, principalmente de cidades pequenas e distantes como as três cidades mineiras que ficam distantes da capital, Belo Horizonte. Certamente é motivo de satisfação para todos e um grande estímulo para as outras escolas e estudantes de Minas e do país”.

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