11h40min - 13 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 13h15min - 30 de Junho de 2013

Estudantes promovem ação contra a dengue na região Noroeste de BH

Saúde mobiliza estudantes da capital para o combate ao mosquito

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, promoveu no sábado (11) uma gincana comunitária de combate à dengue para os alunos da Escola Municipal Dom Bosco, região Noroeste da capital.

Participaram da ação aproximadamente 100 alunos da escola, que contaram com o apoio de outros 100 voluntários da Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom). Os alunos foram divididos em equipes de até 25 componentes, que percorreram o bairro Dom Bosco orientando a comunidade para o trabalho de prevenção aos focos do mosquito da dengue e, ao mesmo tempo, recolheram os inservíveis (materiais que podem acumular água) como parte da gincana.

Ao final, as equipes que tiveram maior sucesso no recolhimento dos potenciais focos da dengue receberam como prêmio kits com o material escolar do “Agora é Guerra”, contendo lápis, caderno e borracha. O aprendiz da Assprom Gabriel Pacífico, 16 anos, pouco antes do início das atividades no bairro, conheceu o Dengueville, um aplicativo em forma de jogo virtual para as redes sociais que ensina como combater o mosquito da dengue e evitar a doença de forma lúdica. “Foi legal, porque no jogo deu pra ver os lugares comuns onde se acumula água, que foram parecidos com os locais que achamos algumas garrafas pets na gincana”, disse.

A referência em mobilização do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (Mobiliza SUS), Carlos Fernandes, explica que é grande a necessidade de trabalhos de mobilização não somente no bairro Dom Bosco, como em toda região Noroeste de Belo Horizonte, que apresenta índices preocupantes para a dengue. “Acreditamos no potencial das crianças como multiplicadores de informação para mobilizar a comunidade e impedir a infestação generalizada nessa região”, afirmou.

O último levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) no bairro Dom Bosco, referente ao mês de janeiro, indicou 6,28%. Segundo o Ministério da Saúde, LIRAa acima de 4% representa risco de epidemia.

Por esta razão, as ações de mobilização são fundamentais no atual período de alta transmissão da doença, caracterizados pelas altas temperaturas registradas, com possibilidades de chuva. Como explica a referência técnica em dengue da Secretaria de Estado de Saúde, Geane Andrade, as ações de mobilização social são vitais em períodos de entre chuvas. “Reforçar a prevenção no momento atual é essencial, uma vez que as chuvas concentradas, previstas para os próximos períodos, podem agravar o controle da dengue”, alerta.

Escola integrada

A ação que culminou na gincana contra a dengue é parte das atividades do projeto Escola Integrada no bairro Dom Bosco. Durante as semanas que precederam o evento de mobilização, os alunos da Escola Municipal Dom Bosco conheceram, por meio de palestras e oficinas com técnicos em saúde, os modos de prevenção e as consequências decorrentes da dengue.

Segundo a coordenadora da Escola Integrada da Escola Municipal Dom Bosco, Ana Paula Costa, a abordagem pela sensibilização dos técnicos fez com que os alunos compreendessem a verdadeira dimensão do problema. “As crianças estão acostumadas a apenas ver a doença sob a forma do mosquito, mas quando vêem como é um enfermo que está com dengue eles percebem o quanto a situação é grave”, afirmou.