Minas por Região
Educação

14h09min - 27 de Março de 2012 Atualizado em 00h15min - 01 de Julho de 2013

Estudantes retomam projeto de reflorestamento das nascentes do município de Dom Viçoso

Escola Estadual Cônego José Divino mobiliza alunos para distribuição de mudas para a comunidade

Preocupados com o esgotamento dos lençóis subterrâneos de água do município de Dom Viçoso, no Sul de Minas, os alunos da Escola Estadual Cônego José Divino retomarão este ano um projeto de preservação que envolve praticamente todos os três mil habitantes da cidade. O projeto Reflorestamento da Sub-Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Rosário (Rebhir) mobiliza os alunos da escola para distribuir mudas que deverão ser plantadas à beira das nascentes da cidade. Criado em 1999, o projeto não ocorreu nos dois últimos anos, mas em 2012 os jovens voltaram a se mobilizar em nome do meio ambiente.

Os quase 400 estudantes da escola estão empenhados na coleta de sementes de plantas típicas da região. Os alunos constroem canteiros onde cultivam as plantas e distribuem as mudas para a comunidade. “Os moradores pediram para retomarmos o Rebhir e já estamos no processo de coleta das sementes. Pretendemos começar o plantio ainda este mês e a distribuição das mudas em junho”, ressalta a coordenadora do projeto, Márcia Cristina da Silva. Os canteiros são montados em espaços cedidos por moradores da cidade.

O projeto foi criado para tentar solucionar um problema observado pelos próprios alunos. Em 1999, os estudantes do ensino médio fizeram um levantamento para identificar as necessidades da comunidade. Eles verificaram que na época da seca o fluxo de água das nascentes diminuía e o reservatório esvaziava. “Com a diminuição do fluxo, a água não tinha força para subir para a parte alta da cidade e alguns moradores ficavam sem abastecimento”, explica a diretora da escola, Fátima Lúcia de Souza Nascimento, idealizadora do projeto.

Segundo a coordenadora, o trabalho de proteção das nascentes ajudou a minimizar o problema. “O problema ainda existe, mas diminuiu. Trabalhamos o reflorestamento para que as nascentes não fiquem desprotegidas, pois as plantas evitam o desbarrancamento, entre outras coisas”. Durante os anos em que o projeto funcionou, a escola distribuiu cerca de 14 mil mudas entre os moradores da cidade.

Vigilantes do Verde

Para garantir que as mudas sejam plantadas nas nascentes do município, a escola conta com os ‘Vigilantes do Verde’. Os vigilantes são um grupo de 15 alunos que ficam responsáveis por acompanhar o plantio das árvores, ajudar na formação dos canteiros e na distribuição das mudas.

Para integrar os ‘Vigilantes do verde’, os estudantes passam por uma prova. “A cada dois anos os alunos fazem uma prova de seleção. É uma avaliação de conhecimentos gerais do projeto”, afirma Márcia Cristina.

A atual presidente dos ‘Vigilantes do Verde’ e aluna do 1º ano do ensino médio, Jéssica Alana Cardoso, ressalta a importância do projeto. “É um projeto que se preocupa com a cidade e tem o objetivo de preservar e mostrar para os moradores a importância de se preservar as nascentes. Este ano pretendemos desenvolver ações que ampliem o projeto”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato