16h41min - 11 de Maio de 2007 Atualizado em 14h51min - 14 de Junho de 2013

Estudo ambiental é apresentado a moradores da Região Norte de BH

Moradores da Região Norte da Grande Belo Horizonte conheceram, em audiência pública, detalhes do Estudo de Impacto Ambiental da obra do Centro Administrativo. Relatório aponta áreas de atuação de programas que garantem o desenvolvimento social e econômico da região nos próximos anos.

BELO HORIZONTE (11/05/07) - Moradores da Região Norte da Grande Belo Horizonte puderam conhecer, em audiência pública, detalhes do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da obra do Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, um conjunto de edifícios projetado por Oscar Niemeyer que vai concentrar na área do antigo Hipódromo Serra Verde, em Venda Nova, a maior parte dos órgãos do Governo mineiro. A obra está orçada em R$ 880 milhões e será executada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Além do planejamento ambientalmente sustentável da obra e de seu entorno, o relatório aponta as áreas de atuação em que serão desenvolvidos programas para garantir o desenvolvimento social e econômico da região nos próximos anos. A audiência durou quase quatro horas, tempo gasto na apresentação de detalhes do projeto e respostas dos técnicos a diversas questões levantadas por representantes de entidades da comunidade presentes.

Participação

Cerca de 400 pessoas participaram da audiência pública, realizada no último dia 4, no Sesc Venda Nova, sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). "Encontros como este servem para tirar dúvidas, ouvir sugestões e colher subsídios para os projetos de licenciamento ambiental do empreendimento, que já está em análise", explicou o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada da Semad, Ilmar Bastos Santos.

"Quando a estrutura do Governo estadual é transferida para uma região da cidade, além das questões relacionadas à eficiência da máquina administrativa, é preciso pensar o desenvolvimento local. A economia será aquecida. Você pode ter lá restaurantes, bares, hotéis. Vai ser implementado também o Parque Serra Verde, que será o segundo maior da capital. É uma perspectiva de desenvolvimento geral e não uma simples transferência do funcionalismo público”, afirmou o engenheiro Paulo Maciel, responsável pelo estudo.

O estudo foi baseado em pesquisas técnicas da área e junto à população. Um amplo aspecto de fatores foi analisado, possibilitando uma visão abrangente dos possíveis impactos, positivos e negativos, que podem ser suscitados pela obra. O relatório contemplou estudos que vão desde a geração de ruído e poeira, passando por impactos sobre flora e fauna, até conseqüências demográficas, urbanísticas e de trânsito na região.

Para minimizar os efeitos negativos e potencializar os positivos, a equipe de engenheiros dividiu a atuação preventiva em 19 áreas, visando garantir qualidade ambiental, desenvolvimento econômico e infra-estrutura adequada aos moradores da região e às 26 mil pessoas, entre funcionários e visitantes, que devem passar pelo Centro Administrativo diariamente.

Sustentabilidade

Os edifícios são exemplos da preocupação com a sustentabilidade do empreendimento. O projeto prevê a implantação de moderno sistema de esgoto a vácuo, o que reduziria o consumo de água em 80%. O controle de equipamentos como lâmpadas, elevadores e ar-condicionado será automatizado, o que contribuirá para a redução da demanda por energia elétrica.

“Todo o planejamento foi pensado para prevenir problemas, para que, no futuro, não tenhamos que corrigi-los”, afirmou Maciel. “O cenário que prevemos para daqui a 20 anos com a implantação do Centro Administrativo é bastante otimista. Acreditamos que ele vá se concretizar”, disse o engenheiro.

Manifestações

Os moradores da região tiveram espaço para esclarecer dúvidas e reivindicar projetos com melhorias capazes de promover a qualidade de vida da população. “Nossas escolas necessitam ser reformadas e precisamos ter cursos profissionalizantes no bairro”, explicou a presidente da Associação Comunitária do Bairro Serra Verde, Mara Inês de Assis Carvalho. Ela espera que parte da mão-de-obra que irá trabalhar no projeto seja recrutada junto à comunidade. “A expectativa é ótima. O Centro Administrativo vai trazer desenvolvimento”, afirmou.

Simone Gonzaga de Souza, que trabalha no Serra Verde, acredita que em breve a região vai ficar mais movimentada. “Vai melhorar muito. Eu acho que aumentará o número de empregos na região. Como muitas pessoas vão procurar o Centro Administrativo, o pessoal vai querer abrir mais negócios aqui”, disse.

“Eu acho que será uma boa para todos os moradores. Com certeza, vamos ter mais segurança”, afirmou Iraci Ferreira Rodrigues, proprietária de um bar no bairro Serra Verde, que acredita também no aumento das vendas.

A expectativa do Comitê Gestor do Centro Administrativo é que o cronograma não sofra atrasos. “Nós temos a expectativa de lançar o edital das obras ainda neste mês ou no mais tardar em junho. E como o governador Aécio Neves já manifestou, a nossa previsão é que em dezembro de 2009 estejamos com o projeto absolutamente pronto, já recebendo os funcionários que vão se deslocar para lá”, disse o secretário executivo do comitê, Marcelo Nassif.