Esportes

16h49min - 19 de Julho de 2013 Atualizado em 16h48min

Etapa de atletismo paralímpico tem início nos Jogos Escolares de Minas Gerais

Alunos vencedores de cada prova vão compor delegação mineira das Paralimpíadas Escolares, que são de abrangência nacional

Foi aberta na manhã desta sexta-feira (19), no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) de Belo Horizonte, a etapa de atletismo paralímpico do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg 2013). Estiveram presentes as delegações de Visconde de Rio Branco, Três Marias, Patrocínio, Muzambinho, Martinho Campos, Uberlândia, Resplendor, Uberaba, Juiz de Fora, Itabira, Betim, Cabo Verde, Belo Horizonte, Areado, Paracatu e Antônio Carlos, que têm alunos-atletas na competição. Participaram ainda da cerimônia de abertura o subsecretário de Esportes Adenílson de Souza, a diretora de Desenvolvimento do Paradesporto Rosana Bastos, Michele Pires, representante da Secretaria de Estado da Educação, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o subsecretário ressaltou o desenvolvimento do paradesporto no Estado e sua importância para o crescimento dos Jogos Escolares. “Fazer desaparecer as barreiras do paradesporto é um trabalho árduo e, aqui, nos deparamos com a consolidação do esporte paralímpico. Nossos atletas só vêm para engrandecer o Jemg”, destacou.

Maurício Freitas, aluno-atleta de Uberlândia, recordista brasileiro no lançamento de dardo, foi o responsável pelo juramento dos atletas. Após o encerramento da cerimônia de abertura, foram iniciadas as provas de saltos, arremessos e corridas, que seguem até o final do dia.

Esta etapa é considerada a seletiva estadual. Os alunos-atletas vencedores de cada prova irão compor a delegação mineira que irá disputar as Paralimpíadas Escolares, que são de abrangência nacional. Clique aqui e confira a programação completa das provas.