Esportes

16h11min - 21 de Setembro de 2009 Atualizado em 22h48min - 29 de Junho de 2013

Etapa Norte dos Encontros de Juventude reúne 25 cidades

BELO HORIZONTE (21/09/09) - Mais de 170 jovens e gestores públicos dos municípios de Montes Claros, Carbonita, Padre Carvalho, Campo Azul, Salinas, Itacarambi, Taiobeiras, Varzelândia, Itamarandiba, Jaíba, Senador Modestino Gonçalves, Japonvá, São Gonçalo do Rio Preto, Olhos D´água, Mato Verde, Brasília de Minas, Gameleiras, Bocaiúva, Urucuia, Miravânia, Grão Mogol, Pintópolis, Botumirim, Rubelita e Veredinha participaram da Etapa Norte dos Encontros Regionais para Criação dos Conselhos de Juventude nesse sábado (19), em Montes Claros.

Além de estimular a criação de conselhos da juventude nos municípios da região Norte do Estado, a reunião também teve como objetivo demonstrar ao jovem sobre a importância de sua participação e mobilização na construção das políticas municipalistas de juventude.

Segundo o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, o encontro demonstrou o engajamento e o poder de mobilização dos jovens do Norte do Estado. “Temos aqui a representação de 25 municípios. Isso mostra o quanto o jovem, os prefeitos, vereadores e os secretários de juventude dessa região estão envolvidos na causa juvenil. A proposta, aos sairmos daqui, é criar conselhos de juventude em todas as cidades da região, para empoderar a juventude nortista e para apontar aos gestores as políticas prioritárias para os cidadãos entre 15 e 29 anos”, avaliou Tross.

Ele também destacou sobre a importância da criação de um Sistema Nacional de Juventude e do Fundo da Juventude, nos âmbitos municipais, estaduais e nacional. “Em qualquer ação a ser desenvolvida, o fundamental é a garantia do recurso financeiro. Sem ele, fica inviável implantar ou manter qualquer projeto, por mais bem elaborado que seja”, justificou o coordenador.

A secretária de Juventude de Salinas, Mistânia Rodrigues Guedes, também acredita que o recurso para avançar nas questões da juventude é imprescindível. “Vou repassar o que aprendi hoje para os jovens de Salinas e principalmente argumentar com os representantes do legislativo sobre a importância de uma dotação orçamentária específica para a juventude. ”

Durante a etapa, 24 conselheiros e suplentes do Conselho Municipal da Juventude de Montes Claros assinaram a ata de posse. Eles foram nomeados pela Portaria n° 36, de 28 de julho de 2009.

Igor Gustavo Dias, secretário-adjunto de Juventude do município, foi um dos empossados. Ele acredita que Montes Claros passa por um importante processo de discussão sobre políticas públicas de juventude e o conselho veio consolidar esse movimento. “Nossa responsabilidade é grande. A partir desse momento, construiremos uma nova rota política em Montes Claros. O conselho norteará essa etapa, com a participação de todas as representatividades juvenis, sem segregação. Convido todos a participarem e colaborarem desse momento histórico”, falou o conselheiro.

O professor de Educação Física, Juliano Pereira, monteslcarense de 25 anos e membro do Conselho Nacional de Juventude, já tem sugestões para direcionar as políticas de juventude no município. “Precisamos de mais projeto noturnos. Grande parcela da juventude trabalha o dia inteiro e não tem lazer e cultura de graça no período da noite”, considerou o jovem.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, em parceria com a prefeitura de Montes Claros.

Etapas

Encontros regionais já foram realizados em Boa Esperança, no Sul do Estado; Carmópolis de Minas, na região Oeste; Araxá, no Triângulo; Governador Valadares, no Leste, e Belo Horizonte. Até o final do ano outras três etapas serão realizadas no Estado.

O Conselho de Juventude é um instrumento legítimo para ouvir o jovem e, junto com ele, construir uma nova história para o município, baseada na inclusão, na participação e na oportunidade. Nesse processo, o jovem tem o papel de auxiliar os gestores públicos no desenvolvimento de projetos voltados para as juventudes do município. Atualmente, Minas Gerais conta com 93 conselhos municipais de juventude. Desse total, 12 estão na região Norte (Brasília, Campo Azul, Catuti, Espinosa, Janaúba, Mamonas, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Pai Pedro e Serranópolis de Minas).

O investimento previsto para este ano para estruturação de conselhos e capacitação dos conselheiros é de R$ 350 mil. A publicação do edital com as informações sobre a entrega de computadores aos órgãos está prevista para o mês de outubro.