Minas por Região
Esportes

19h07min - 03 de Novembro de 2009 Atualizado em 07h41min - 21 de Junho de 2013

Ex-aluno do Chefs do Amanhã vira instrutor do projeto

BELO HORIZONTE (03/11/09) - O jovem Neviton Caetano, 20 anos, participou da primeira edição do projeto Chefs do Amanhã, programa do Governo de Minas que ensina culinária a jovens carentes, na edição de 2008. Neviton foi um dos 1.354 qualificados pelo projeto que, além da culinária, ensina como aproveitar integramente os alimentos.

Há cerca de um mês Neviton voltou às aulas do Chefs do Amanhã para ser instrutor do programa. Ele foi selecionado pela Associação Brasileira de Gastronomia (Arboréa), parceira do projeto, para ser um dos instrutores do curso. Hoje ele apresenta as práticas de um consumo consciente, sem desperdício, baseados em receitas baratas e fáceis, a jovens como ele.

“É gratificante poder ensinar o que aprendi e incentivar o interesse pelo estudo da gastronomia. Eu acredito muito na questão da oportunidade, e o Chefs do Amanhã abre essa porta”, relata o instrutor. Trabalhando desde os 14 anos como pizzaiolo no bairro onde mora, Neviton resolveu participar do projeto para entender melhor o universo da culinária. Depois de se formar no Chefs do Amanhã ele deu continuidade aos estudos e agora está matriculado numa conceituada escola de gastronomia de Belo Horizonte. “Com o projeto aprendi valorizar melhor os alimentos para diminuir o desperdício, além de conhecer pratos inusitados, como o brigadeiro de mandioca”, conta.

Oportunidade

Um dos jovens do projeto, de 15 anos, que cumpre medida socioeducativa num centro de internação em Belo Horizonte, também soube reconhecer a oportunidade. “Eu só sabia traficar. Hoje já tenho curso de informática, churrasqueiro, barman e agora ajudante de cozinha, com o

Chefs do Amanhã. Quando for liberado, vai me ajudar muito a conseguir um emprego”, disse.

O jovem revela também que entre os cursos feitos, as aulas de gastronomia foram as que mais o interessaram.

Aulas

As aulas contam com a participação média de 25 alunos, entre 15 e 29 anos. Nas segundas e terças-feiras, elas acontecem na cozinha experimental da Ceasa Minas. Nas quartas e sextas-feiras, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, no bairro Pompéia, região Leste da capital e, aos sábados, no Mercado Central, no Centro de Belo Horizonte.

Os jovens participam de quatro aulas, uma vez por semana, durante um mês, num total de 16 horas/aula. Na programação, técnicas de manipulação, congelamento, aproveitamento integral dos alimentos, noções de higiene. Após a conclusão do curso, eles estão preparados para autar no mercado de trabalho como aprendiz de cozinheiro. Salpicão de casca de melancia, bolo de casca de banana, refrigerante de laranja feito a base de cenoura, sorvete e esfiha de inhame e brigadeiro de mandioca são alguns dos pratos que ensinados. Para o curso, os alunos recebem avental e apostila com as receitas que serão preparadas.

Beneficiados

De janeiro a setembro ,777 pessoas já participaram do projeto. Desse total, 377 são jovens estudantes da Rede Estadual de Ensino ou em cumprimento de medidas socioeducativas, e 144 professores do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas da Juventude), da Secretaria de Estado de Educação. A expectativa é que até dezembro deste ano esse número chegue a mil, quadruplicando seu alcance em relação ao ano passado, quando foram atendidas 280 pessoas.

O Chefs do Amanhã tem por finalidade incentivar o interesse e a participação dos jovens em uma nova proposta de culinária básica e consciente, que aproveita ao máximo os nutrientes dos alimentos e evita o desperdício de resíduos sólidos. É resultado da parceria da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude , por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, com o Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas), a Fundação Estadual do Meio Ambiente, o CMRR, a Ceasa Minas e, a partir de 2009, com o Mercado Central. O projeto também conta com o apoio das Secretarias de Estado de Defesa Social e de Educação.

Informações sobre disponibilidade de vagas podem ser obtidas na Coordenadoria Especial da Juventude pelos telefones (31) 3349-2851/3337-4011.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato