Minas por Região
Copa do Mundo

14h11min - 17 de Novembro de 2011 Atualizado em 02h28min - 30 de Junho de 2013

Ex-jogadoras profissionais de futebol ajudam a erguer novo estádio do Mineirão

BELO HORIZONTE (17/11/11) - Bárbara Fidélis, 18 anos, é ex-jogadora do time profissional do Clube Atlético Mineiro. Viviane Aline da Silva, 26 anos, também é do ramo, já esteve, inclusive, no time da Marta, melhor jogadora do mundo, o Santa Cruz, de Recife. Além de ex-jogadoras, as duas hoje têm mais em comum. Optaram por trabalhar justamente na reforma do estádio onde tanto sonharam jogar, o Mineirão. As duas também exercem a mesma função: são apontadoras, ou seja, responsáveis por anotar dados, como produtividade, áreas e horas trabalhadas. Viviane e Bárbara hoje se dedicam a construir o futuro, mas abrem um imenso sorriso ao relembrar o passado.

Viviane começou a jogar bola com 13 anos. “Passei por vários times da cidade, mas o que mais me marcou foi o Santa Cruz. Lá, joguei no mesmo time da Marta, hoje a melhor do mundo”, conta, orgulhosa. Na época, Marta ainda não tinha a fama que tem hoje, mas Viviane não se esquece de quando deu um passe para ela marcar. “Foi uma pintura”, conta. Viviane guarda até hoje uma foto do time, em que aparece com a “melhor do mundo”.

Viviane ‘aposentou as chuteiras’ pois, segundo ela, “a obrigação falou mais alto”. “Precisava pagar as contas, não podia continuar esperando uma chance cair do céu. Quando as coisas apertaram, fui para o mercado de trabalho para garantir o ganha-pão”. Mas, para quem pensa que ela abandonou o futebol, garante: “estou em forma, sou uma atleta e jogo até hoje”. E é verdade: em recente campeonato organizado pelos trabalhadores do Mineirão, Viviane se inscreveu e jogou três partidas. “Fui titular em todas e marquei dois golaços nos meninos”, comemora.

Amistoso

Para aguçar a rivalidade, elas prometem marcar um amistoso, com dois times de operários do Mineirão. Em um estará a cruzeirense que já aprendeu muito com a Marta. No outro, a atleticana, mais jovem e com sede de bola.

Viviane ainda joga nas partidas organizadas pelas amigas nas horas vagas, porque a maior parte do tempo é mesmo na obra do Mineirão. Ela foi contratada como faxineira e em menos de quatro meses já havia sido promovida a apontadora.

Bárbara começou a jogar bola com 14, foi parar no Atlético-MG, onde ficou até os 17, no time principal. Largou as chuteiras para trabalhar com carteira assinada, para garantir renda e ajudar em casa. “Nunca pensei que ajudaria a construir um novo Mineirão, palco do futebol mineiro e agora do mundo... Já vi meu Galo ganhar aqui, arrepio só de lembrar dessa casa cheia. Quem sabe um dia não volto aqui, para jogar lá dentro?”, sonha a atleticana.

Para desempenhar sua função, anda de um lado para o outro pelo canteiro de obras. “Sou uma atleta, não tenho medo de esforço físico”, conta. “Acho que não conseguiria emprego melhor. Só de falar que ajudei a construir um estádio para a Copa do Mundo já é um orgulho”, completa Bárbara, que também batalha para estudar engenharia. “Se desse para conciliar os estudos com o futebol, iria para fora, para jogar para as faculdades no exterior. São muitos obstáculos para mim, que não domino outro idioma, mas que é um sonho, isso é”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato