Minas por Região
Ciência e Tecnologia

12h31min - 04 de Dezembro de 2012 Atualizado em 07h03min - 01 de Julho de 2013

Excelência dos cursos garante qualidade da mão de obra formada pelo CVT de Ipatinga

Centro tecnológico regional já capacitou mais de 8 mil pessoas para o mercado de trabalho

O trabalho de pintor de obras, além de fonte de renda, é uma terapia para o ex-dependente químico, Pablo Cassimiro Conrrado, que, há pouco tempo, se especializou no ofício em um dos cursos gratuitos do Centro Vocacional Tecnológico de Ipatinga (CVT). “Eu não tinha nenhuma qualificação, mas desde que terminei o curso não tenho ficado sem serviço e o CVT me deu essa base para eu entrar no mercado de trabalho”, afirma o pintor.

Já Tays Pereira fez o curso de garçom do programa de qualificação profissional do CVT em parceria com o Senac Minas. Ela conta que estava desempregada quando começou a estudar para ser garçonete e, antes mesmo de terminar o curso, conseguiu emprego na área e, com carteira assinada. Tays foi selecionada por meio do Sine para trabalhar em um fast food que será inaugurado no final deste ano em Ipatinga.

“No curso de garçonete do CVT a gente aprende tanto a teoria como a prática e isso ajudou na minha qualificação”, destaca Tays. Para Alexandre Rezende, empresário que contratou a garçonete, “é meio caminho andado para o empreendedor, quando o funcionário chega com conhecimento e manejo da função. Aí é só complementar com outros treinamentos.”

O CVT de Ipatinga já capacitou mais de 8 mil pessoas para o mercado de trabalho. De janeiro a setembro deste ano, o centro tecnológico formou mais de mil alunos em diversos cursos de qualificação profissional como pintor de obras, garçom, auxiliar administrativo, promotor de vendas, camareira, cuidador infantil, operador de caixa e outros. Desde a inauguração em 2008, o CVT é referência na formação de mão de obra, contando com salas para treinamentos e cursos presenciais, salas de inclusão digital e de videoconferência para o ensino à distância e laboratório vocacional.

Segundo a coordenadora geral do CVT Vanessa Cardoso, o centro tecnológico procura formar profissionais que atendam as exigências do mercado com cursos de qualidade, ministrados por especialistas nas áreas.  Ela acrescenta que, para abrir mais oportunidades para a mão de obra formada pelo centro, o CVT pretende estreitar relações com as empresas para que os empreendedores conheçam todo processo de qualificação. O Centro Vocacional Tecnológico de Ipatinga funciona na rua Macapa, 675 – bairro Veneza. O telefone é (31) 3829-8731.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato