Economia / Desenvolvimento

18h58min - 27 de Agosto de 2009 Atualizado em 11h29min - 01 de Julho de 2013

Expansão do AITN consolidará nova economia no Vetor Norte

BELO HORIZONTE (27/08/09) - A expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e de seu entorno é um dos principais pilares para o desenvolvimento de uma nova economia com agregação de valor e conteúdo tecnológico à base produtiva de Minas Gerais nos próximos anos. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (27) pelo subsecretário de Assuntos Internacionais (Seain) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde, ao comentar o plano diretor encaminhado nessa quarta-feira (26) pelo governador Aécio Neves ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O plano prevê a ampliação do terminal já existente e a implantação de um segundo terminal, até o ano de 2014, a fim de atender à forte demanda prevista com a realização da Copa do Mundo. A expansão em sua primeira fase vai elevar a capacidade do AITN para o transporte de até 12 milhões de passageiros/ano, compreendendo 7 milhões de passageiros no terminal 1 e 5 milhões de passageiros no terminal 2.

O plano contempla expansão para os próximos 30 anos, até 2039, quando o aeroporto terá a capacidade final de transporte de 36 milhões de passageiros/ano, passando então a ser um dos melhores aeroportos do continente e estratégico e consolidado hub logístico. “Não podemos esperar que o AITN se esgote, temos de planejá-lo para o futuro, daí a nossa visão de planejamento de longo prazo envolvendo todo o Vetor Norte de Belo Horizonte”, explicou o subsecretário.

Juntamente com a expansão do AITN o que se espera é o desenvolvimento de um corredor multimodal de alta tecnologia no Vetor Norte, capaz de realmente atrair importantes investimentos de empresas ligadas a setores estratégicos, como telecomunicações, tecnologia da informação (TI), biotecnologia e aeronáutica.

Segundo Athayde, a nova estrutura permitirá maior conectividade de passageiros e cargas, além do tratamento aduaneiro diferencial. “A concepção é que seja um projeto focado na governança ambiental e que ofereça, ao mesmo tempo, sofisticada infraestrutura, combinando áreas residenciais, de serviços e de preservação. Para isso, está sendo feito um estudo estrutural de ordenamento econômico para que sejam mapeadas manchas econômicas. A previsão é que este planejamento macro seja finalizado em fevereiro de 2010”, destacou o subsecretário.

Ele lembrou, ainda, a retomada das obras de implantação do Aeroporto Industrial (AI), que surgirá no entorno do AITN para abrigar empresas de alta tecnologia. Segundo o subsecretário, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deverá lançar, no final do ano, o edital de licitação para o arrendamento dos lotes no AI nos quais as empresas contarão com toda a infraestrutura de energia, água e esgoto, gás canalizado e telecomunicações para se instalarem em condições ideais.

“O ministro Nelson Jobim concordou com as ponderações do governador Aécio Neves e prometeu celeridade no encaminhamento das reivindicações junto à alta diretoria da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, frisou o subsecretário Luiz Antônio Athayde. O AITN vem operando atualmente a plena capacidade, transportando uma média de 5,2 milhões de passageiros/ano, superior ao teto operacional de 5 milhões de passageiros/ano.

O projeto executivo é que determinará o valor do investimento a ser feito no AITN. Uma das possibilidades apresentadas para viabilizar o investimento é a adoção do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), a exemplo do que tem ocorrido nos setores de transporte terrestre e de segurança em Minas.

Os investimentos feitos no modal aéreo de Minas Gerais já vêm produzindo resultados desde a transferência dos vôos do Aeroporto da Pampulha para o AITN. Nesse sentido, além de consolidar o Pampulha como um aeroporto para vôos regionais, a implementação do AITN está impactando positivamente o turismo de negócios em Minas e vem criando uma nova logística de distribuição e armazenagem, assim como o desenvolvimento de competências na formação de mão-de-obra especializada para a indústria aeronáutica. Athayde lembrou que estão sendo formados 250 mecânicos de avião e uma nova turma para 300 profissionais deve ser aberta em breve.