Economia / Desenvolvimento

19h52min - 30 de Março de 2011 Atualizado em 03h15min - 30 de Junho de 2013

Exposição de artesanato mineiro é aberta na Galeria de Arte da ALMG

BELO HORIZONTE (30/03/11) - A exposição Bordados de Minas, em comemoração ao Dia do Artesão (19), foi aberta, na noite desta terça-feira (29), na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para o subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Marco Antônio Rodrigues da Cunha, a exposição já se tornou tradição na cultura do Estado. “O Governo de Minas, através da Sede, assumiu o compromisso de sempre estar à frente das ações que comemoram o do Dia do Artesão”, afirmou.

Em sua oitava edição, o evento, que vai até o dia 19 de abril, é promovido pela Sede, por meio da Superintendência de Artesanato, em parceria com a ALMG, a Copasa e o Sebrae-MG, com apoio do Centro de Artesanato Mineiro. Neste ano, o tema da mostra são os bordados em suas diversas formas e nuanças, realizados pelos artesãos de todo o Estado de Minas Gerais.

Participam da mostra, artistas da Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos, de Barra Longa; Bordadeiras de Andrequicé, Bordados DouroPreto - Glaura, de Ouro Preto; Bordados Matizes Dumont e ICAD, de Pirapora; Centro de Art-Bordados de Esmeraldas; Cooperativa Dedo de Gente, de Curvelo; Família Siqueira, de Barra Longa; Maria Arte e Ofício, de Belo Horizonte; Maria da Conceição M. Siqueira (Mariinha), de Sabará; Marilene Alair, de Lagoa Dourada; Nayla Starling, de Sabará; Naná Chaves, de Bambuí; Rota do Kilt, de Belo Horizonte; e Terezinha Gazzinelli, de Teófilo Otoni.

A abertura do evento também contou com o lançamento do catálogo “O barro que encanta”. O material é resultado da exposição exibida em São João del-Rei, em 2009, e publicado pela Sede.

Dia do artesão

Celebrado em 19 de março, o Dia do Artesão foi instituído na data consagrada a São José, padroeiro dos artesãos e da família dos trabalhadores manuais. A primeira exposição comemorativa foi realizada em 2004, no Palácio das Artes, registrando grande sucesso, repetido com o evento de 2005.

A partir de 2006, a exposição foi transferida para a Galeria de Arte da ALMG, com a qual foi firmada uma carta de intenções para que o acontecimento integrasse, oficial e definitivamente, o calendário de comemorações culturais do Legislativo.

A Galeria de Arte da Assembleia fica à rua Rodrigues Caldas, nº 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2108-7826. A exposição está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.