Minas por Região
Infraestrutura

13h37min - 28 de Janeiro de 2011 Atualizado em 13h30min - 01 de Julho de 2013

Exposição Imagens de Afeto abre temporada na Galeria de Arte Copasa

As artistas Camila Otto, Nilcéa Moraleida e Rachel Leão abrem, no dia 3 de fevereiro, a temporada da Galeria de Arte Copasa com a exposição Imagens de Afeto. Tendo como ponto de partida a fotografia, as artistas estabelecem novas relações entre as imagens que utilizam e propõem a reativação de valores coletivos como afeto, sentimento de pertencimento e memória.

BELO HORIZONTE (28/01/11) - As artistas Camila Otto, Nilcéa Moraleida e Rachel Leão abrem, no dia 3 de fevereiro, a temporada da Galeria de Arte Copasa, em Belo Horizonte, com a exposição Imagens de Afeto. Tendo como ponto de partida a fotografia, as três artistas estabelecem novas relações entre as imagens que utilizam e propõem a reativação de valores coletivos como o afeto, o sentimento de pertencimento e a memória.

O acervo reúne obras de tamanhos variados, utilizando as técnicas de óleo sobre tela; óleo sobre papel imprimado; impressão sobre acrílico; pintura, fototransferência e bordado sobre tecido.

Nilcéa Moraleida expõe um painel com pequenos retratos de personagens conhecidos e admirados: são os artistas e intelectuais que acompanharam sua formação. Paralelamente, apresenta quadros maiores com imagens de crianças da sua convivência. A delicadeza de sua pincelada, a precisão do desenho, os suaves volumes feitos de veladuras denunciam o respeito e a contenção amorosa da artista. Nilcéa pinta com fé cega na vida o tributo memorial que só se dedica aos bem amados.

Camila Otto grava as imagens dos seus seres queridos em placas transparentes. A artista reproduziu as imagens fotográficas numa retícula de cores cortando as fotografias e montado-as em paralelo. Usa uma linguagem rarefeita que vai se adensando na medida em que nos afastamos das gravuras. O espaço entre os pontos desaparece, se funde em médios tons e os retratos aparecem sólidos e carnais, sobre seu fundo translúcido. 

Rachel Leão também opta por uma linguagem rarefeita: rostos aquarelados sobre suportes sem preparação. Às vezes umas palavras bordadas completam a imagem, às vezes miniaturas de órgãos internos feitas em pano estofado. Os tamanhos reduzidos, o traço sutil, a modéstia cromática, o bordado, apontam para um mundo íntimo e recôndito, onde os retratos de alguns rapazes e moças se alternam com o de um casal mais velho que, ora aparece junto, ora separado, ora multiplicado.

Nos trabalhos de Camila e Rachel é possível ensaiar uma identificação com parentes e amigos próximos, enquanto que os de Nilcéa promovem uma identificação com nossos contemporâneos. Nesta mostra, as dimensões temporais se misturam numa inquietante estranheza e conduzem a um presente que se constrói de passados e futuros simultâneos, de imagens pensativas e amorosas. Pela mão das três artistas, a imagem de cada um desses personagens, anônimo ou célebre, desata nós no tecido esgarçado de nossas recordações.

Sobre as artistas 

Camila Otto é mestranda em Arte e Tecnologia da Imagem na Escola de Artes Visuais pela UFMG. A artista também tem a formação de Design de Produto, pela UEMG. Está com uma exposição individual “O mundo cheirava a casa”, na Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop, em Ouro Preto, na região Central do Estado. Entre mostras coletivas, participou da exposição Estruturas Tencionadas, com André Hauck, na Galeria de Arte Sesi Minas; Algumas Presenças Uma Ausência, na Galeria de Arte da Cemig; Mostra EBA Atelier de Gravura, no saguão da UFMG; A Arte do Corpo, na Biblioteca Universitária UFMG. Em 2010, participou da 5ª Bienal de Gravura Santo André, em São Paulo; e, Paraty em Foco: Projeção Mineira. 

Nilcea Moraleida, natural de Belo Horizonte, é cientista política pela UFMG; doutora em História pela Unicamp; e, especialista em Artes Plásticas e Contemporaneidade, pela Escola Guignard. Participou de coletivas como: Desenhos no salão QuasiArte; durante o 1º Verão Arte Contemporânea; O corpo fora do corpo: um rito de passagem, na Exposição de Arte e Performance Teatral da Casa Freud (BH); e da Exposição dos formandos da Pós-graduação da Escola Guignard/UEMG.

Rachel Leão, nascida na capital mineira, é bacharel em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Dentre as exposições das quais participou estão as seguintes: Fragmento, coletiva dos alunos da Escola de Belas Artes, no Centro Cultural da UFMG; Rachel, não chore, juntamente com Daniel Bilac, na Biblioteca Central da UFMG, besouro que cai de costas não levanta nunca mais, com Luís Teixeira, na Galeria da Escola de Belas Artes; foi Menção Honrosa na 2nd NBC Tokyo Screen Print Biennial, e selecionada para expor na Bienal Zero, Bienal de Arte Universitária da UFMG/UEMG.

Serviço 

Evento: Exposição Imagens de Afeto

Abertura: 03/02/2011

Horário: 19 horas

Período e horário para visitação: 03/02 a 06/03/2011, das 8h às 18h - inclusive aos sábados e domingos

Local: Galeria de Arte Copasa, rua Mar de Espanha, nº 525, bairro Santo Antônio, Belo Horizonte

Informações: (31) 3250-1506

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato