18h41min - 06 de Maio de 2011 Atualizado em 08h42min - 30 de Junho de 2013

Exposição no Museu Casa Guignard segue até o dia 19 de junho

OURO PRETO (06/05/11) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) via Superintendência de Museus e Artes Visuais, inaugurou no mês de abril, no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, na região Central do Estado, a exposição Guignard: uma nova leitura.

A exposição, de longa duração, foi concebida com o intuito de explorar de forma minuciosa o acervo do Museu Casa Guignard. Os objetos expostos foram reorganizados com vistas à melhor aproveitamento do espaço físico do Museu e preservação de seu acervo. Foi inserida à mostra, o módulo Passos de Guignard em Ouro Preto, um roteiro lírico espacial do artista na cidade, traçado a partir dos depoimentos de pessoas que conviveram com Guignard em Ouro Preto.

O Museu e seu acervo.

O acervo do artista Alberto da Veiga Guignard, que está sob a guarda do Museu Casa Guignad, em Ouro Preto é composto de:

Três desenhos; duas ilustrações para os contos A Lagoa dos Cinquenta e Marliére, o Apóstolo das Selvas, ambos de autoria de Lúcia Machado de Almeida; um álbum com desenhos de figurino para a peça A Caçadora de Borboletas, encenada em 1948; uma série de 12 estudos de Carlos Scliar para um retrato do artista; objetos de uso pessoal e de trabalho; 160 fotografias; 58 documentos diversos.

Um Livro de Ouro, no qual Cecília Meireles, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dentre outros amigos e intelectuais, dedicam-lhe poemas, desenhos e homenagens.

Foram agregados também ao acervo do Museu Casa Guignard, retratos de Lúcia Machado de Almeida e Anita Uxa pintados pelo artista e que foram doados pelas retratadas; a cama e o violão decorado, doados pelas empresas Mendes Júnior e Andrade Gutierrez, respectivamente.

O acervo que estava sob a guarda da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) foi integralmente transferido para o museu, por ocasião de sua inauguração, em 1987. A ele somaram-se ainda as doações de um violão pintado e um desenho datado de 1956, ambos de autoria de Guignard, e de um desenho de Takaoka, que retrata o artista.

Posteriormente foram agregados documentos e obras ao patrimônio da instituição, destacando-se o conjunto de cartões com desenhos de Guignard da coleção Amalita Fontinelli, adquirido pelo Governo de Minas em 1987, bem como as 146 fotos de Luiz Alfredo sobre Guignard em Ouro Preto, adquirido em 2008.

O Museu mantém uma intensa programação cultural educativa voltada para a comunidade de Ouro Preto e visitantes. Destacam-se nos meses de maio e junho a 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 16 a 22 de maio e a 1ª Semana Guignard, que acontece no mês de junho, culminando no dia 24, com a Noite de São João.

Museu Guignard recebe visitas virtuais

Numa iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, em parceria com a empresa Era Virtual, o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto entrou na era digital e pode ser visto de qualquer parte do mundo.

Ao visitar o Museu, o interessado poderá ver o acervo sobre a vida do artista, ter acesso à coleção de cartões dedicados a Amalita, folhear o livro de dedicatórias do mestre, assistir ao vídeo sobre Guignard e passear pelas ruas de Ouro Preto que ladeiam o museu. Para conhecer o Museu, pela internet, basta acessar gratuitamente o site www.eravirtual.org

Serviço:

Evento: Exposição - Guignard: uma nova leitura

Período: de 21 de abril a 19 de junho

Visitação: terça a sexta-feira - de 12h às 18h / Sábados, domingos e feriados - de 9h às 12h e  de 13h às 18h

Entrada Franca