20h24min - 17 de Outubro de 2011 Atualizado em 08h49min - 30 de Junho de 2013

Família remanejada pelo Proacesso na Zona da Mata recebe casa da Cohab

PRESIDENTE BERNARDES (17/10/11) - O Governo de Minas entregou, em Presidente Bernardes, na Zona da Mata, mais uma casa adquirida pela Cohab MG, em convênio com o DER-MG, para famílias que precisaram ser remanejadas de suas antigas moradias por causa de obras do Proacesso.

Josilene Cristina de Oliveira, o marido Geraldo Nazário e três filhos, de 3, 6 e 8 anos viviam em uma casa que ficava na faixa de domínio do DER-MG, abaixo da rodovia e em uma curva. O grande risco de acidentes no local fez com que o DER-MG colocasse inclusive um defensor metálico na pista.

Ao custo de R$ 60.000,00, assumidos pelo Governo de Minas com recursos do Banco Mundial, financiador do Proacesso, a Cohab deu dignidade habitacional a mais uma família mineira.  A nova moradia tem três quartos, sala, duas cozinhas, sendo uma com fogão a lenha, área de serviço e um banheiro. O piso é todo revestido por cerâmica; o banheiro, a cozinha e o fogão a lenha são revestidos por azulejos; o lote é todo murado; o teto é em telha cerâmica, mas com forro em madeira; e o portão é gradeado.

A casa ainda está localizada próxima a uma creche, onde o menino de 3 anos poderá ficar. Com isso, a mãe poderá trabalhar fora e ajudar o marido, que trabalha em uma fazenda de café. O menino de 6 anos e a menina de 8, que antes esperavam o ônibus à beira do asfalto para irem à escola, distante 10 km, estudarão a poucos quarteirões de casa.