17h23min - 18 de Abril de 2012 Atualizado em 05h11min - 30 de Junho de 2013

Faop promove ação educativa para incentivar o olhar criativo do público

Iniciativa se baseia na exposição coletiva Looping e Paisagens Construídas

As obras de Cris Xavier e Elenir Tavares são um sucesso na Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Looping e Paisagens Construídas, respectivamente, intitulam os trabalhos das artistas mineiras que expõem pela primeira vez na cidade. A mostra pode ser visitada até o dia 28 de abril.

A exposição coletiva também é tema de ação educativa promovida pela instituição que se estende por todo o mês de abril. A iniciativa visa a apurar o olhar dos participantes para o processo criativo das obras, além de motivar a formação de público apreciador da arte. Assim, está sendo feito um trabalho em parceria com a Rede de Ensino Municipal, a Apae de Ouro Preto, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Assistência Psicossocial (Caps). A previsão é de que cerca de 200 pessoas sejam atendidas.

Para iniciar a ambientação com o tema, os visitantes assistem ao curta-metragem Tyger e ao vídeo Tapume+Arte (produzido pela Faop). Além de conhecerem um pouco da Fundação de Arte de Ouro Preto com um passeio pela Casa Bernardo Guimarães, sede da fundação, também visitam a exposição da Galeria de Arte Nello Nuno e fazem trabalhos com base nas obras das artistas Cris Xavier e Elenir Tavares. A ideia fazer os participantes montarem as suas paisagens, incentivando o olhar criativo com colagens, cores e imagens. O desafio é observar a simplificação das formas através das cores e a liberdade de criação e construção na busca de sentido.

Looping e Paisagens Construídas

Trabalhando um misto de fotografias e pinturas acrílicas, Elenir Tavares faz uma analogia poética entre paisagens e intervenções humanas. Segundo a artista, Paisagens construídas surge de “um desejo utópico de idealização de uma geografia perfeita, ainda que termine por revelar arquiteturas inacabadas no tempo e desvinculadas da realidade”.

Já Looping exibe série composta de pinturas a óleo, em que Cris Xavier introduz dinamismo em suas paisagens e foca os desdobramentos do olhar contemplativo. A artista explica que “o envolvimento com o/do meio circundante é articulado através da lógica de instalação dos trabalhos, com a intenção de provocar relações que ultrapassam os limites da linguagem pictórica”.

A Galeria de Arte Nello Nuno funciona segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, na rua Alvarenga, 694, bairro Cabeças. A entrada é franca.