Minas por Região
Ciência e Tecnologia

11h19min - 23 de Dezembro de 2008 Atualizado em 16h23min - 28 de Junho de 2013

Fapemig viabiliza acordo de transferência de tecnologia

BELO HORIZONTE (23/12/08) - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) concretizou, nessa segunda-feira (22), a transferência para a indústria de uma tecnologia desenvolvida com seu apoio. A assinatura do contrato, realizada na sede da Fundação, reuniu os inventores e representantes da empresa NTI - Negócios, Tecnologia e Inovação Ltda. No documento, estão previstas as obrigações e também a participação de cada envolvido na receita advinda da comercialização do produto.

"Essa etapa de transferir a tecnologia para o setor industrial é muito importante, pois é preciso que a sociedade veja e usufrua dos benefícios gerados pela ciência", destacou o presidente da Fundação, Mario Neto Borges. Essa foi a terceira transferência realizada com intermédio da Fapemig e a perspectiva é que novos contratos sejam assinados em 2009.

Microondas

A tecnologia desenvolvida corresponde a uma nova forma de desidratar alimentos utilizando microondas. Por meio da desidratação, o alimento conserva suas características nutricionais e pode ser utilizado para preparo de farinha, sobremesas e sopa. A técnica é apontada como uma boa forma de evitar o desperdício. "Hoje, o produtor rural perde uma média de 50 toneladas de sua produção com alimentos que caem no chão, não têm padrão comercial, entre outros. Essa quantidade poderia ser aproveitada para outros fins, gerando renda", conta um dos inventores, Christiano Pedro Guirlanda.

Para aproveitar esse potencial, o mercado necessita de equipamentos mais eficazes, explica Christiano. O microondas desenvolvido desidrata os alimentos em tempo dez vezes menor que os aparelhos convencionais e gasta 80% menos energia. Os alimentos conservam suas características e saem do equipamento esterelizados. A pesquisa, que gerou uma patente, teve início em 2004 e, na época, contou com o apoio da Fapemig, por meio do Programa de Apoio a Pesquisa em Empresas (Pape).

A próxima tarefa da NTI é desenvolver um protótipo adequado às exigências do mercado. Já existem clientes interessados em adquirir o produto e a expectativa é que ele comece a ser comercializado no ano que vem.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato