Minas por Região
Meio Ambiente

20h31min - 14 de Abril de 2010 Atualizado em 01h57min - 28 de Junho de 2013

Feam assina acordo de cooperação técnica com agência internacional

A Feam assinou, durante o curso internacional que discute a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, acordo de cooperação técnica com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. O objetivo do acordo é alavancar esforços para expandir a disponibilidade de conhecimento e oportunidades para a promoção, captura e uso do metano.

BELO HORIZONTE (14/04/10) - A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) assinou, nesta quarta-feira (14), durante solenidade de abertura do curso internacional que discute a recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, acordo de cooperação técnica com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

O acordo prevê, dentre outras coisas, a coordenação de atividades de treinamento e workshop de capacitação para avaliar as oportunidades de geração de energia a partir do gás de aterros sanitários; o desenvolvimento de dois relatórios de avaliação em aterros sanitários do Estado de Minas Gerais, identificados conjuntamente pela Feam e EPA; o fornecimento de informações no desenvolvimento de documentos técnicos destinados a facilitar a elaboração de projetos de geração de energia por meio do gás de aterros sanitários e o intercâmbio de informações e discussões para determinar áreas potenciais adicionais de colaboração que possam surgir baseadas na estrutura de cooperação.

O acordo foi assinado pelo presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, e pelo representante da EPA, Christopher Godlove. José Cláudio Junqueira destacou a importância da assinatura do acordo no sentido de aprendizado com a agência americana para aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos dispostos em aterros sanitários. “Queremos avançar cada vez mais na diminuição, reciclagem, aproveitamento e geração de energia proveniente dos resíduos sólidos urbanos. Nosso objetivo é que no futuro possamos aterrar somente aquilo que realmente não tenham mais valor”, ressaltou.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) desenvolve em todo o mundo o projeto Metano para os mercados (M2M), que une interesses públicos e privados com o objetivo de promover a recuperação e o uso do metano como fonte de energia limpa. O Projeto M2M procura desenvolver parcerias em quatro áreas definidas como majoritárias de emissões de metano; agricultura, minas de carvão subterrâneas, aterros sanitários e sistemas de petróleo e gás natural.

O principal objetivo do acordo é alavancar esforços entre a Feam e a EPA para expandir a disponibilidade de conhecimento e oportunidades e para a promoção, captura e uso do metano.

Esse acordo vem de encontro às atribuições da Feam de executar, no âmbito do Estado de Minas Gerais, a política para mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais, a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental, bem como promover e realizar estudos e pesquisas sobre a emissão de gases de efeito estufa, o aproveitamento de resíduos para geração de energia e a utilização eficiente dos recursos naturais e energéticos pelos empreendimentos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato