Minas por Região
Meio Ambiente

16h18min - 25 de Novembro de 2010 Atualizado em 11h57min - 30 de Junho de 2013

Feam premia boas práticas de gestão de resíduos sólidos industriais

BELO HORIZONTE (25/11/10) - Os vencedores do troféu Minas Menos Resíduos por boas práticas em gestão de resíduos sólidos foram conhecidos nessa quarta-feira (24) em solenidade realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. O prêmio é oferecido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e tem por objetivo estimular empresas dos setores industrial e minerador a adotarem modelos sustentáveis de produção e consumo.

A Votorantim Metais Zinco - Unidade Morro Agudo ganhou o primeiro lugar com o projeto Resíduo Zero. Segundo a gerente geral da unidade, Andréia Nunes, “o projeto está completando cinco meses sem gerar resíduos no processo industrial, com práticas como a reutilização de 100% da água utilizada no processo industrial, processo de compostagem de resíduos orgânico e reciclagem”.

A segunda posição ficou com a empresa Stoppani do Brasil Produtos Químicos pelo projeto “Tratamento de resíduos indústriais sólidos classe I de curtume, fábricas de calçados e artefatos através de processos JF” e a terceira, com a Samarco Mineração pelo projeto “Redução das perdas de corpo moedores na moagem secundária”.

Foram entregues ainda duas menções honrosas, sendo uma delas para a Fiat Automóveis pelos projetos “Gestão de Resíduos um caminho para reciclar e reaproveitar todos os resíduos gerados” e “Reciclagem do Isopor da Fiat Automóveis”. A PC Mineração também foi homenageada pelo projeto “Sólidos oriundos da despoluição do Rio das Velhas através do desenvolvimento da atividade de extração da areia e cascalho”.

O presidente da Feam, José Claudio Junqueira, destaca que “apesar de ser responsabilidade de todas as empresas fazer a gestão correta de seus resíduos, o Governo de Minas adota a política de reconhecer de público e incentivar as empresas que estão fazendo não apenas a sua obrigação legal, mas que estão fazendo além disso, estão se esforçando”. 

O prêmio faz parte das ações da 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos que vai até o dia 28 de novembro. Nesta quinta-feira (25), será realizada a Mesa Redonda sobre Produção mais Limpa, Gestão e Tratamento de Resíduos, às 18h30; a continuação do seminário “Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos”, além de oficinas e cursos para ensinar a população como utilizar os alimentos de forma integral. Confira toda a programação no site www.minasmenosresiduos.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato