13h13min - 15 de Abril de 2011 Atualizado em 03h44min - 01 de Julho de 2013

Feira da Agricultura Familiar aproxima produtores rurais e consumidores urbanos

A Feira de Agricultura Familiar, que será realizada de 2 a 5 de junho em Belo Horizonte, é considerada uma grande vitrine para os pequenos produtores rurais. Com orientação e apoio da Emater-MG, eles trabalham para valorizar a produção rural, com beneficiamento de alimentos em agroindústrias e aproveitamento de diversos materiais para o artesanato.

BELO HORIZONTE (15/04/11) - A Feira de Agricultura Familiar, que será realizada de 2 a 5 de junho no Pavilhão do Expominas, em Belo Horizonte, é considerada uma grande vitrine para os pequenos produtores rurais. Com orientação e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), eles trabalham para valorizar a produção rural, com beneficiamento de alimentos em agroindústrias e aproveitamento de diversos materiais para o artesanato. E a Feira, parte da programação da Superagro 2011, é fundamental para reverter esse esforço em lucros.

"A Superagro é uma importante oportunidade para valorizarmos os produtos da agricultura familiar. É uma forma de mostrarmos a potencialidade de Minas Gerais e o crescimento da agricultura e da pecuária em nosso Estado. Além da realização de bons negócios, a Superagro permite a divulgação do agronegócio e a aproximação entre o campo e a cidade. Os visitantes poderão adquirir direto do produtor variados produtos mineiros, como doces, temperos, biscoitos, farinha e as famosas peças artesanais", afirma o presidente da Emater-MG, Maurílio Soares Guimarães.

Ele acrescenta que, este ano, a Emater-MG participará, junto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da realização do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. “É uma forma de valorizar o produto e os agricultores das cinco regiões do queijo Minas artesanal no Estado (Serro, Canastra, Cerrado, Araxá e Campo das Vertentes)”.

De acordo com Laura Peres de Castro Penna, da Emater-MG, os expositores da Feira da Agricultura Familiar devem obter cerca de R$ 60 mil com as vendas nos quatro dias. “Essa estimativa tem como base o fluxo de visitantes registrado em 2010”, explica Laura. Ela coordena a organização da vinda a Belo Horizonte dos produtores, que ocuparão 18 estandes.

A seleção dos expositores é realizada por técnicos da Seapa e da sua vinculada Emater-MG, a partir de critérios técnicos e de qualidade. Um dos pré-requisitos é, no caso de alimentos, que o produto tenha registro sanitário emitido por órgão público. A técnica da Emater-MG ressalta ainda que os candidatos a mostrar seu trabalho na Expominas já recebem atendimento da empresa, como capacitações e orientação para a implantação de agroindústrias e centros de produção de artesanato.

A agricultura familiar garante ocupação para cerca de 1,2 milhão de pessoas em Minas Gerais, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, realizado em 2006. Para esses empreendedores, que atuam de forma individual ou organizados em associações e cooperativas, eventos como a Feira da Agricultura Familiar são oportunidades de, além de lucrar mais com as vendas diretas, divulgar seus produtos para milhões de pessoas e abrir as portas para negócios futuros.

Queijo certificado

Para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, também presente na programação oficial da Superagro 2011, serão selecionados os 21 melhores exemplares das cinco regiões produtoras (Serro, Canastra, Cerrado, Araxá e Campo das Vertentes). Para definir o melhor queijo do Estado, os jurados vão avaliar os quesitos textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação (formato e acabamento). O concurso é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Ocemg e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-MG).

Os 21 queijos selecionados são os campeões dos concursos municipais e regionais. O concurso estadual, em Belo Horizonte, vai premiar os três melhores. Todos os queijos devem ter cadastro no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O coordenador do Programa Estadual do Queijo Minas Artesanal, Álbany Árcega, da Emater-MG, ressalta que o cadastramento no IMA garante que o produto não oferece riscos à saúde dos consumidores. “A certificação é a porta de entrada para novos mercados, como nas grandes redes de supermercados, ampliando a participação no mercado formal”, afirma.

Entre as ações da Emater-MG junto aos produtores de queijo estão a elaboração e acompanhamento de projetos para melhoria das instalações das queijarias, capacitação de produtores para o manejo sanitário do gado e boas práticas na ordenha e fabricação do queijo, além de práticas de gestão e associativismo.

Mais informações pelo site www.superagro2011.com.br.