Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

13h28min - 11 de Novembro de 2011 Atualizado em 03h06min - 29 de Junho de 2013

Feira da Economia Popular Solidária gera trabalho e renda no Vale do Rio Doce

GOVERNADOR VALADARES (11/11/11) - Barracas colorindo o espaço, artesanatos valorizando itens que muitas vezes são descartados, cheiro de comidas típicas e pessoas se movimentando, fazendo a economia popular solidária se fortalecer. É nesse clima que a expositora Lucélia Ferreira de Oliveira, 34 anos, gosta de trabalhar, vendendo suas quitandas. Há 5 anos, esse é o único meio de renda da família. Com muito orgulho, a empreendedora conta que, assim como seus pais, ela e o marido, adquiriram a tão sonhada casa própria e um automóvel com o dinheiro conquistado em feiras como essa.

“Fiz a mesma opção de vida dos meus pais. Eles criaram, com muita dignidade, eu e meus quatro irmãos, vendendo derivados da mandioca, como a tapioca. Na minha casa todos sabemos cozinhar e fazer essas quitandas. Toda a renda da minha casa vem das minhas mãos, que fazem, com muito amor, os produtos que eu e minha família vendemos nas feiras”, explica Lucélia.

A 11ª Feira da Economia Popular Solidária de 2011, começou nessa quinta-feira (10), em Governador Valadares, e vai até sábado (12). O evento recebe expositores de toda a região do Vale do Rio Doce, totalizando 12 cidades. Nesta sexta-feira, os participantes vão contar com uma rua de lazer, oferecida pelo Sesc, e uma unidade móvel do Senac, que oferecerá serviços de quick massagem e cabeleireiro. As atividades acontecerão das 14h às 18h.

O evento é uma ação do Governo de Minas, realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). Durante a solenidade de abertura, o secretário adjunto, Hélio Rabelo, destacou que a iniciativa da economia popular solidária é de suma importância, uma vez que estimula a troca e comercialização de produtos e matérias-primas, além de promover a integração entre os grupos e municípios.

“Nesta feira todos os produtos expostos são únicos e, aqui, todos são trabalhadores e donos. Essa iniciativa é muito importante, pois reúne produtos manufaturados, comidas caseiras, amizade entre expositores, troca de experiências, geração de renda, preservação ambiental, dentre outras coisas. Além disso, a feira tem atuado com divulgadora da ação e, com isso, a população tem tomado cada vez mais conhecimento e interesse pela economia solidária”, afirmou Hélio Rabelo.

Para a prefeita Elisa Costa, receber a feira e seus expositores é motivo de alegria para o município. “Esse evento mostra, efetivamente, as características de Governador Valadares e de toda a região do Vale do Rio Doce. Além disso, é uma forma de gerar renda para as famílias tirarem seu sustento”.

Economia Popular Solidária

O movimento é uma importante alternativa de geração de trabalho e renda e uma iniciativa em favor da inclusão social daqueles que não estão no mercado formal. Compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas que visam a geração de produtos ou serviços, por meio da organização, cooperação, gestão democrática, solidariedade, distribuição equitativa das riquezas produzidas coletivamente e da autogestão.

O Governo de Minas, por meio da Sete, apoia os empreendimentos solidários e formula políticas para o segmento. Para isso, a Diretoria de Assessoramento de Empreendimentos Formais e Autogestionados já cadastrou cerca de 1.200 empreendimentos mineiros, que movimentam cerca de R$ 2 milhões ao ano. A última Feira Regional da Economia Popular Solidária de 2011 será realizada em Almenara, entre os dias 17 e 19 de novembro.