13h17min - 07 de Agosto de 2008 Atualizado em 05h16min - 28 de Junho de 2013

Feira destaca o artesanato e o turismo em duas regiões do Estado

O artesanto e as riquezas do turismo no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas estão sendo divulgados na Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics). O caráter multisetorial é o diferencial dessa feira que acontece em Montes Claros até o próximo domingo.

MONTES CLAROS (07/08/08) - O artesanato mineiro e as riquezas turísticas das regiões do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas têm espaço garantido na Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços - Fenics 2008, em Montes Claros, que iniciou sua 13ª edição nessa quarta-feira (6). Diversas peças e opções de roteiros estão sendo expostos pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene). Além de divulgar os produtos, o Governo de Minas busca alternativas sustentáveis de comercialização do artesanato e divulgação do turismo.

Outras iniciativas do Governo de Minas para as regiões Norte e Nordeste de Minas, como o Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), o Leite pela Vida e o Cidadão Nota Dez, também serão apresentadas ao público da feira, estimado em 80 mil pessoas, durante os dias 6 e 10 de agosto.

A diretora de programas do sistema Sedvan/Idene, Simone Pereira, acredita que o caráter multisetorial do evento é o grande diferencial. “A Fenics reúne uma diversidade imensa de pessoas, de várias partes do País e das mais diferentes áreas, que terão a oportunidade de conhecer além do artesanato norte mineiro as iniciativas do Governo de Minas, através do Idene, para essa região”, afirma.

Para a abertura oficial da Feira, no dia 8 de agosto, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços – ACI, de Montes Claros, realizadora do evento, espera receber autoridades estaduais e regionais. Segundo Geraldo Drumond, presidente da ACI, o objetivo é divulgar as potencialidades da região para órgãos de fomento do Brasil e exterior, visando ajudar na captação de novos investidores”. Além de roda de negócios, a Feira apresentará exposições, espaços diferenciados de segmentos como saúde, veículos, artdecor, panificação, circuitos turísticos, beleza e moda, e shows. A estimativa de negócios gerados na Fenics 2008 é de R$ 100 milhões.

Espaço Turismo

No espaço reservado ao turismo, o programa Turismo Solidário, do sistema Sedvan/Idene, vai divulgar os seus destinos turísticos, além de expor suas ações e fazer contatos sobre essa nova modalidade de turismo que capacita moradores para hospedar turistas em suas casas, e estimula a troca de conhecimento entre a comunidade local e os visitantes.

De acordo com Jaqueline Pimenta, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a área, denominada ‘Espaço Turismo’, tem por objetivo “apresentar circuitos turísticos da região Norte, como o Velho Chico, Lago de Irapé, Urucuia Grande Sertão, Serra do Cabral, Serra Geral e a grande novidade, o Sertão Gerais, onde Montes Claros está inserido”. Na oportunidade, a Secretaria, com o apoio da Amans, Idene e da Setur, realizará rodada de negócios durante a Fenics, com visitantes e moradores das cidades da região.

Marina Magalhães, coordenadora do “Turismo Solidário”, acredita que a união entre as iniciativas de turismo na região proporcionada pelo Espaço Turismo, representa um grande passo. “Difundir as riquezas dessa região é fundamental para o desenvolvimento turístico das cidades. Utilizar uma feira deste porte como cartão de visitas pressupõe bons resultados. Esse tipo de divulgação é o que fará com que, aos poucos, o turismo no norte de minas alcance o que o Turismo Solidário prega fielmente: a sustentabilidade”, analisa.

A Fenics 2008 está sendo realizada das 18 às 24h, na Área de Eventos da Faculdade Ibituruna (avenida José Corrêa Machado, 1555 – bairro Ibituruna – Montes Claros).