Minas por Região
Saúde

11h00min - 05 de Dezembro de 2012 Atualizado em 04h37min - 01 de Julho de 2013

Feira do Bebê e da Gestante mobiliza mulheres mineiras

Projeto Mães de Minas já cadastrou 30 mil gestantes e 8 mil bebês em 751 municípios mineiros. Evento acontece até 9 de dezembro, na capital

A 47ª edição da Feira do Bebê e da Gestante foi aberta nesta terça-feira (4), no Minascentro, em Belo Horizonte, e segue até o dia 9 de dezembro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) participa com o estande Mães de Minas – a vida merece esse cuidado.

No estande é possível realizar o cadastramento das gestantes e mães com filhos até um ano de idade pelo telefone 155. O canal de atendimento, do Projeto Mães de Minas, visa à redução da mortalidade materna e infantil em todo o Estado. Até o momento, já foram cadastradas cerca de 30 mil gestantes e 8 mil bebês em 751 municípios mineiros.

Para as gestantes que se cadastrarem, a SES-MG oferece serviços e atividades gratuitas no estande, como sessão de massagem para os pés e fotografias, com direito a produção artística para registro da gravidez e do bebê.

“Depois de um dia de compras pela feira, foi muito relaxante pegar uma sessão de massagem para os pés. Vim aqui apenas para fazer o cadastro e acabei saindo com esse brinde bacana da foto. Agora, vou guardar para mostrar ao meu filho quando ele nascer”, contou Polianna Kelly, 27 anos, grávida de quatro meses.

O público que compareceu pôde desfrutar também de uma experiência sensorial por meio da exposição Túnel da Vida, uma representação em áudio das nove fases da gestação. O casal Paula Amaral, 31 anos, e Manuel Ramiro, 35 anos, se encantaram com a riqueza de detalhes da exposição.

“Quando ouvi o quinto mês de gestação, que é o que acabo de passar, foi como se eu tivesse sentindo novamente tudo o que passei na época”, disse Paula. “Bom saber que já passamos do período dos enjôos e náuseas. Mas, já vi que vamos ter que preparar algum alívio para as costas. Ouvimos que, durante o sexto mês, a barriga deve crescer bastante”, conta Manuel.

Caravana Mães de Minas

A partir da instalação Tapete da Memória, os visitantes do estande conheceram algumas das experiências que nasceram da “Caravana Mães de Minas”, uma ação itinerante que percorreu 12 municípios mineiros e mobilizou cerca de 7.500 pessoas, entre março e setembro de 2012.

Tauane Silveira, 28 anos, grávida de oito meses da primeira filha, se emocionou ao ouvir alguns dos depoimentos em áudio que acompanham o Tapete da Memória. “Algumas histórias são tristes, como a que ouvi de Montes Claros, em que uma mãe conta a dor de perder um filho. Acho que, por isso, a iniciativa do 155 é legal, pra tentar acabar com esse tipo de história”, afirmou Tauane.

Feito o cadastro no 155, gestantes e mães passam a ser assistidas pelo Projeto Mães de Minas e são acompanhadas pela equipe do atendimento do 155, composta por avós e mães qualificadas.

As atendentes lembram às futuras mães das consultas a serem feitas, marcação dos exames e avaliam como as gestantes estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Além disso, uma equipe médica realiza plantões para tirar dúvidas que as mães tenham no período gestacional e o cuidado com os bebês.

A vendedora Juliana Aparecida Martins, 42 anos, perdeu um filho aos dois meses de gestação e agora, grávida novamente de cinco meses, espera ter o amparo do Mães de Minas em sua gestação.

“Foi um período muito triste da minha vida. Agora, eu quero ter o máximo de segurança até a hora do parto”, contou Juliana. “Além disso, vai ser muito bom para saber quais vacinas eu tenho que dar quando o bebê nascer e os exames que faltam”, completou.

Feira

Em sua 47ª edição, a Feira do Bebê e da Gestante é considerada um dos maiores eventos do Brasil no segmento comercial de enxovais, moda infantil, moda para a gestante, artigos de puericultura e artesanato. Segundo a organização da Feira, a expectativa de público é de 25 mil visitantes durante os seis dias de evento.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato