Governo

15h52min - 19 de Março de 2014 Atualizado em 16h00min

Ferrero Rocher anuncia investimentos de R$ 200 milhões em Minas Gerais

Alberto Pinto Coelho diz que o anúncio de expansão da fábrica de Poços de Caldas demonstra a confiança da empresa no potencial e na economia do Estado

A Ferrero Rocher anunciou, nesta quarta-feira (19/03), investimentos de R$ 200 milhões na duplicação da unidade da empresa, instalada em Poços de Caldas, no Sul do Estado. O anúncio do investimento foi feito pela diretoria geral da empresa ao vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e à secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, que participaram do evento, promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, com apoio da Câmara Italiana, em que foi apresentado, pela primeira vez no País, o “Relatório Anual de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo Ferrero”. O evento contou ainda com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Rafaelle Trombetta, e do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado.

A decisão do investimento foi motivada pela necessidade de acompanhar o constante crescimento de demanda por chocolates Premium no Brasil. De acordo com o diretor geral da Ferrero do Brasil e Cone Sul, Carlos Magan, o aporte será o maior já realizado pela subsidiária brasileira desde o início de suas atividades no país há 20 anos.

Presente em Minas, no município de Poços de Caldas, desde 1997 a Ferrero Rocher terá sua capacidade de produção duplicada e irá desenvolver novas linhas de produtos, como Kinder e Tic Tac, ampliará as linhas existentes de Nutella e Ferrero Rocher, além de contar com um novo centro de distribuição com 17 mil posições-palets, o que permitirá maior eficiência a suas operações e no atendimento aos clientes.

Para o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o anúncio de expansão da fábrica "demonstra a renovação da confiança da empresa no potencial e na economia do Estado e confirma a determinação do Governo em criar as condições para iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do setor e para a geração de oportunidades e empregos de qualidade".

“O Brasil é considerado estratégico para a Ferrero. E esse investimento nos permitirá acompanhar o crescimento na demanda por produtos de qualidade superior”, afirmou Carlos Magan, responsável pelas operações da Ferrero no Brasil e Cone Sul. Segundo ele, "Minas Gerais concentrará a produção e distribuição da Ferrero no Brasil".

A ampliação da unidade será responsável pela geração de mais de 100 empregos diretos e 300 temporários para atender demanda sazonal de Páscoa, além de centenas de empregos indiretos. O projeto deverá estar totalmente concluído até 2015. A produção da Ferrero de Poços de Caldas é destinada tanto ao atendimento do mercado interno quanto à exportação. Ao mesmo tempo, determinadas linhas de produtos não fabricados no Brasil são enviadas para a fábrica de Poços de Caldas, gerando um fluxo constante de exportação e importação de produtos.

Relatório de Responsabilidade Social Corporativa

Durante o evento, a Ferrero apresentou pela primeira vez no Brasil o documento que descreve as estratégias sociais desenvolvidas pelo grupo em todo o mundo. Em sua quarta edição, o relatório foi certificado pela Deloitte e preparado com base em parâmetros da Organização GRI (Global Reporting Iniciative). Nele estão contidos os "Dez Princípios" do Pacto Global das Nações Unidas e as diretrizes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para empresas multinacionais.

Sobre a Ferrero

A Ferrero é uma empresa global, de origem italiana que conta com 20 unidades de produção em todo o mundo, bem como 46 unidades comerciais e seis empresas agrícolas distribuídos nos cinco continentes, em que trabalham seus 30 mil funcionários. Fundada há mais de 60 anos, na cidade italiana de Alba, está entre os maiores produtores mundiais de doces e chocolates. Com foco em inovação e em produtos de alta qualidade, que começa no rigor da escolha de cada matéria-prima e do compromisso em oferecer experiência de sabor e frescor únicos, mantém um portfólio de mais de 70 marcas globais, entre as quais se destacam Kinder, Nutella, Tic Tac e Rocher, entre outras. A empresa iniciou suas operações no Brasil em 1994 e três anos depois inaugurou sua unidade industrial em Poços de Caldas (MG). A empresa mantém centros de distribuição e escritórios em diversos estados, em que atuam seus 800 funcionários.