Minas por Região
Governador

14h38min - 21 de Abril de 2013 Atualizado em 21h37min - 29 de Junho de 2013

Festa cívica encerra as comemorações da Inconfidência Mineira em Ouro Preto

Neste domingo (21), agraciados falam da importância de receber a principal comenda distribuída pelo Estado de Minas Gerais

A Praça Tiradentes, em Ouro Preto, foi palco neste domingo (21) da grande festa cívica que marca o encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência em Minas Gerais. A 62ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência levou cerca de 1.800 pessoas à praça, um dos principais cartões postais da cidade, primeira do país a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Neste ano, 164 personalidades foram agraciadas, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, mineiro de Paracatu, que recebeu o Grande Colar e foi o orador oficial. O ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, os ministros Sebastião Alves dos Reis e Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também estavam entre os agraciados com a Grande Medalha.

Ainda figuraram nesta designação a senadora Ana Amélia de Lemos (RS), a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Adriene Barbosa, os presidentes das Federações da Indústria de Amazonas e Alagoas, Antônio Carlos da Silva e José Carlos Lyra de Andrade, respectivamente, e o Hospital João XXIII.

Os casarões localizados ao redor da Praça Tiradentes foram decorados com bandeiras de Minas Gerais. No palco principal, em frente ao Museu da Inconfidência, onde estavam as autoridades, destacavam-se painéis com imagens alusivas à arquitetura de Ouro Preto. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Rede Minas de Televisão e pela Agência Minas via Internet.

Homenagem a Tiradentes

O governador Antonio Anastasia foi recebido na Praça Tiradentes com honras militares e aplausos. Ele estava acompanhado do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, orador oficial. Anastasia passou em revista a Guarda de Honra da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Acompanhado do ministro Joaquim Barbosa, o governador de Minas homenageou Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento ao Mártir da Inconfidência.

Após a execução do Hino Nacional, interpretado pelo Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o governador Anastasia assinou ato de transferência simbólica da capital de Minas Gerais para Ouro Preto. O governador e o presidente do Supremo acompanharam, em seguida, a salva de 21 tiros de fuzil, executada pela Guarda Militar do Governo do Estado.

A população acompanhou a solenidade ao redor do monumento. Ao fundo da praça, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico eram os responsáveis pela trilha sonora do evento.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que acompanhou o governador Anastasia na entrega do Grande Colar ao ministro do Supremo Joaquim Barbosa, afirmou que a homenagem ao presidente do STF foi muito apropriada.

“Acho que estamos homenageando um mineiro que é reconhecido não apenas no Brasil, mas no mundo, pela importância que tem. É uma honra para todos nós tê-lo como conterrâneo e, hoje, aqui em Ouro Preto, participando dessa cerimônia”, disse Aécio Neves. Ele ressaltou ainda o significado do Dia da Inconfidência. “Minas cultiva muito os símbolos e não há hoje no Brasil uma cerimônia cívica de maior relevância, no que diz respeito à defesa da democracia e da liberdade, do que o 21 de abril em Ouro Preto”, disse.

Encontro com a nação

Para o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, a comemoração do dia 21 de abril é fundamental para a história do Brasil. A homenagem, para ele, o estimula a lutar pelos mesmos ideais perseguidos pelos Inconfidentes.

“Foi, talvez, o primeiro momento que o povo brasileiro se conscientizou da sua nacionalidade como nação. O movimento dos Inconfidentes caracteriza isso, é o encontro com a nação. A oportunidade de receber a Medalha da Inconfidência, neste dia, é uma grande honra. Tenho trabalhado no Ministério em muitas parcerias com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, em especial. Isso só me estimula a trabalhar, cada vez mais, com o Estado de Minas Gerais, em função dos nossos projetos conjuntos pela modernização da sociedade brasileira em geral”, destacou Raupp.

Para a senadora Ana Amélia de Lemos (PP/RS), agraciada com a Grande Medalha, a comenda é uma das mais importantes honrarias concedidas no País e tem um significado muito especial. “Eu diria que é uma medalha libertária, uma medalha republicana, uma medalha da Liberdade, e é de Minas, Estado que ajudou a escrever a história de nosso país. É muito honroso para uma senadora do Rio Grande do Sul, que também ajudou a libertar o país, recebê-la”, disse.

A ministra do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Hilário Vaz, que também recebeu a Grande Medalha, espera retribuir à sociedade a homenagem recebida em terras mineiras. “Receber a Medalha da Inconfidência é uma honra. Espero continuar contribuindo pela Justiça e devolver aos jurisdicionados e ao Estado de Minas essa confiança que foi a mim depositada”, afirmou a ministra.

Ao receber a Medalha de Honra, o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, ressaltou a importância da realização do evento cívico em comemoração à Inconfidência. “Temos, aqui, um encontro cívico, um encontro em que estão sendo homenageadas várias pessoas que têm contribuído para a continuidade da pujança não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil. Estamos comemorando a importância de Ouro Preto e de Minas na história do nosso país. Receber esta Medalha é extremamente honroso”, completou ele.

Para o engenheiro civil Rubensmidt Ramos Riani, agraciado com a Medalha da Inconfidência, a honraria resgata os valores históricos de Minas Gerais. “Mostra a luta de Minas para um processo mais amplo, mais democrático, que é o de liberdade. Receber essa Medalha traz todos esses valores com relação ao trabalho que desenvolvemos, contribuindo para o progresso do nosso Estado”, disse Riani.

As comemorações da Semana da Inconfidência se enceram na noite deste domingo, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato