Minas por Região
Turismo

13h01min - 05 de Junho de 2008 Atualizado em 22h26min - 27 de Junho de 2013

Festivais e outras atrações aquecem o inverno em Minas

BELO HORIZONTE (05/06/08) - Uma diversidade de atrações espera quem escolhe Minas Gerais para as viagens de inverno. O Estado oferece opções de turismo histórico, cultural, gastronômico, natural, rural e de aventura. Em Minas, os 853 municípios preparam-se para receber os turistas na estação mais aconchegante do ano, quando uma das características marcantes do povo mineiro – a de bem receber – pode ser desfrutada.

É só definir o roteiro.

Festivais de Inverno

Uma das tradições da estação é a realização de festivais de inverno em várias cidades históricas do Estado. Ouro Preto, Mariana, Diamantina e São João del-Rei, nos Circuitos Turísticos do Ouro, Diamantes e Trilha dos Inconfidentes, são alguns exemplos de destinos onde os festivais recebem grande público interessado na programação de arte integrada, que inclui atividades gratuitas, como shows, oficinas e exposições.

O mais conhecido é o de Ouro Preto e Mariana que, este ano, vem com o tema: “Aleijadinho, talentos e mitos do Brasil”. O festival atrai milhares de pessoas e acontece de 08 a 27 de julho, simultaneamente com o Fórum das Artes, nas duas cidades.

Em sua 21ª edição, o Inverno Cultural da Universidade Federal São João del-Rei terá oficinas, exposições, shows e seminários, apresentando inúmeras linguagens da cultura e da arte. Realizado de 12 a 26 de julho, o evento será um tributo à cultura brasileira e sua vitalidade, criatividade e capacidade de renovação, com uma homenagem à cantora Clara Nunes.

Ainda dentro das atrações da próxima estação em Minas, o 40º Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será realizado em Diamantina, de 13 a 26 de julho, com o tema “Arte: essencial”. O lançamento do festival, ocorrido na Reitoria da Universidade, em Belo Horizonte, nessa segunda-feira (2), contou com exibição do filme "40 Invernos", dos diretores Evandro Lemos e Sérgio Vilaça, além de apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.

Festas Juninas

Famosas pelo resgate cultural e folclórico que proporcionam, as festas juninas esquentam o inverno dos mineiros nos meses de junho e julho. Além das apresentações de quadrilha, da comida típica (como quentão, pipoca, canjica, pamonha, milho-verde e tradicionais doces mineiros), as festividades atraem centenas de pessoas às cidades do interior e também à capital mineira.

No Circuito Turístico do Ouro, Itabirito realiza a Julifest, no mês de julho, que transforma o centro da cidade em um lindo arraial com danças e comidas típicas, barracas decorativas, shows, bandeirinhas e muita animação.

Mas não pára por aí. Belo Horizonte destaca-se nacionalmente pelo Arraial de Belô, festa realizada na Praça da Estação, que traz shows, barracas de comidas típicas e a participação de grupos de quadrilha de todo o país. Em sua 30ª edição, a organização da festa espera receber 75 mil pessoas para os três dias de evento que, acontece de 13 a 15 de junho.

E este ano, a Estrada Real – maior rota turística do Brasil, será tema da quadrilha São Mateus, que promete homenagear os atrativos turísticos da Estrada na música e na vestimenta dos componentes.

Baixas temperaturas e calor humano

A cidade de Maria da Fé e o distrito de Monte Verde (que pertence ao município de Camanducaia), localizados no Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas e Serras Verdes do Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, respectivamente, destacam-se pelas baixas temperaturas. O clima frio dá à região ar romântico e encantador.

Maria da Fé é um destino turístico para o ano inteiro. Mas no inverno as opções se tornam mais charmosas. Na cidade, diversos atrativos são capazes de fazer com que qualquer turista esqueça o frio: a diversidade e a riqueza dos artesanatos de fibra, as igrejas, o Centro Cultural e o mirante natural chamado Pico da Bandeira – localizado no ponto mais alto de Maria da Fé (1.683m de altitude), com bonita paisagem formada por montanhas, vales e araucárias. Quem optar por conhecer o município, em agosto, terá a oportunidade de participar do Festival da Viola - um dos grandes eventos da cidade.

Já em Monte Verde, no alto da Serra da Mantiqueira, a gastronomia chama a atenção e ganha toques especiais no inverno. Os restaurantes e casas de chá fazem do distrito um verdadeiro paraíso gastronômico, com especialidades européias – como fondues, raclettes, apfelstrudels – que integram quase todos os cardápios dos restaurantes locais.

Além disso, uma ampla infra-estrutura turística, com rede hoteleira estruturada e variado comércio (artesanato, malharia e lã, cerâmica, ferro batido, artigos esotéricos, perfumaria e chocolates) está à disposição dos que escolhem passar por essa estância climática.

Pico da Bandeira

Para os turistas que não dispensam belas paisagens, adrenalina e baixas temperaturas, o Parque Nacional do Caparaó é o destino certo. Localizado na Região da Zona da Mata mineira, abriga o terceiro ponto mais alto do Brasil: o Pico da Bandeira, com 2.891 metros de altitude.

A portaria do Parque, em Minas Gerais, está localizada no município de Alto Caparaó, no Circuito Turístico Pico da Bandeira. O ponto de partida para as trilhas que levam ao Pico da Bandeira – a Troqueira – está a 1.970m de altitude. No local existe uma área para acampamento e um mirante, de onde é possível avistar várias cidades da região. Após 4,5 km de caminhada, o visitante chega ao Terreirão, que abriga, a 2.300m de altitude, a Casa de Pedra – um abrigo para o descanso na subida até o terceiro ponto mais alto do país. Do Terreirão até o Pico, são ainda mais 4,5 km.

A subida até o cume do pico dura cerca de 9h, compensadas por várias cachoeiras e piscinas naturais que existem ao longo do percurso. No final, um presente de tirar o fôlego: a visão privilegiada de um mar de nuvens.

Uma gastronomia que não dá pra explicar

A culinária, incrementada por temperos e sabores, regados por causos e aperitivos, é típica de Minas Gerais. É na cozinha, em meio ao calor do fogo e ao calor humano, que o mineiro, com a costumeira hospitalidade, recebe suas visitas.

E é no inverno que a gastronomia mineira revela seus mais incríveis sabores: canjica, caldos, quentão, frango ao molho pardo, pastel de angu, leitão à pururuca, galinhada, carne de sol, peixada, doces caseiros, queijos e café com rapadura, entre outros.

O Estado possui uma infinidade de receitas que agradam aos mais exigentes paladares. Os ingredientes são produtos da terra, como o milho, a pimenta, quiabo, feijão, couve, acompanhados das mais variadas carnes. Em meio a tudo isso, a legítima cachaça artesanal mineira ou um belo vinho para esquentar.

Por falar em vinho

Com a estação mais fria do ano chega também às Minas Gerais a temporada dos festivais de vinho. A região do Circuito Turístico Serra do Cipó, a 100 km de Belo Horizonte, e a cidade de Andradas, no Circuito Turístico Caminhos Gerais, realizam seus festivais com rica gastronomia e uma carta de vinhos de dar água na boca.

Em sua segunda edição, o Festival de Vinhos da Serra do Cipó reúne música, natureza, arte e gastronomia. Realizado nos municípios de Santana do Riacho, Jaboticatubas, Conceição do Mato Dentro e Itabira, o festival teve início em 24 de maio e vai até 29 de junho – sempre nos finais de semana.

No Circuito Turístico Caminhos Gerais, a cidade de Andradas realiza de 24 a 27 de julho, a Festa do Vinho. Na ocasião, visitantes têm a oportunidade de degustar e conhecer os vinhos andradenses, além de curtir o clima aconchegante que a cidade oferece.

Os festivais são a oportunidade de o turista conhecer destinos turísticos, curtir boa música, degustar vinhos e acompanhar as apresentações, que reúnem entretenimento e cultura num só lugar.

Mais informações:

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Assessoria de imprensa: (31) 2535-5258 / 9194-5966

Inverno Cultural da UFSJ – Assessoria de imprensa: (32) 3379-2501/3379-2503 (32) 3379-2501/3379-2503

Festival de Inverno da UFMG: (31) 3409-4549 (www.ufmg.br/festival)

Belotur: (31) 3277-9713

Prefeitura de Itabirito: (31) 3561-4000;

Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó: (31) 3296-8193;

Circuito Turístico Caminhos Gerais: (35) 3721-7890

Circuito Turístico Pico da Bandeira: (33) 3343-1268

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas: (35) 3622-4421

Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas: (35) 3462-1417

Parque Nacional do Caparaó: (32) 3747-2555

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato