Minas por Região
Saúde

17h33min - 06 de Junho de 2014 Atualizado em 17h46min

Fhemig lança novo protocolo clínico e realiza campanha para a prevenção de queimaduras

Protocolo Clínico Atendimento ao Queimado no Da Nacional de Luta contra as Queimaduras foi apresentado, nesta sexta-feira (06/06), no Hospital João XXIII

Nesta sexta-feira (06/06), data em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras, a Rede Fhemig realizou o lançamento do Protocolo Clínico Atendimento ao Queimado e de sua Campanha de Prevenção de Acidentes com Queimaduras, no Hospital João XXIII.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Antonio Carlos de Barros Martins; o cirurgião plástico, professor Ivo Pitanguy; o diretor do Hospital João XXIII, Adebal de Andrade Filho; o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HJXXIII, Carlos Eduardo Guimarães Leão; o chefe do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, Major William da Silva Rosa; além de outras autoridades, coordenadores, gerentes e servidores da Fhemig.

Na ocasião, ocorreu, ainda, uma ação de rua para conscientização sobre o risco de acidentes com queimaduras. Houve distribuição de material informativo e abordagem de motoristas e pedestres pela equipe da Fhemig, em frente ao HJXXIII.

Expertise no tratamento de queimados

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, o lançamento do Protocolo Clínico Atendimento ao Queimado representa uma ação de compartilhamento da experiência da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, do HJXXIII. “É fundamental a divulgação deste material para os profissionais da área de saúde, que necessitam, no dia a dia, de informações sobre qualidade em atendimento à vítima de queimadura”, disse.

O presidente da Fhemig, Antonio Carlos de Barros Martins, ressaltou a importância do lançamento do Protocolo Clínico e da atuação de referência do HJXXIII no tratamento de queimados. “Será mais uma ferramenta disponível para a assistência às pessoas acometidas por este grave acidente e que enriquecerá ainda mais nosso serviço”, afirmou.

Conscientização sobre riscos

Só em 2013, foram atendidos no Hospital João XXIII 2.264 casos envolvendo queimaduras por fogo, líquido aquecido, fogos de artifício, entre outros agentes. De acordo com Carlos Eduardo Guimarães Leão, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HJXXIII, 55% dos casos atendidos na UTQ do HJXXIII são acidentes domésticos evitáveis. E o álcool líquido ainda é o responsável pela maioria dos casos.

“A queimadura é um problema mais sociocultural que médico no Brasil, já que em nenhum outro país do mundo, o álcool é responsável por um número tão expressivo de acidentes”. O médico ainda ressaltou que os meses de junho e julho representam os momentos mais críticos do ano, haja vista que há um aumento de cerca de 15% do número de vítimas habituais. “Isto devido às características deste período em que ocorrem, tradicionalmente, as comemorações das festas juninas e julinas. Todo cuidado é pouco com fogueiras, fogões a lenha e caldos quentes. Este ano, ainda termos a realização da Copa do Mundo, que é mais um motivo para redobrar a atenção em relação à possibilidade de queimaduras causadas por fogos de artifício”, explicou.

O diretor do HJXXIII, Adebal de Andrade Filho, reforçou a necessidade de se investir na cultura de prevenção. “Infelizmente, trata-se de um tipo de acidente frequente, no qual o número de complicações é alto. Geralmente, esses pacientes têm uma permanência longa no hospital, o que acarreta grande sofrimento para a própria pessoa e seus familiares. Cuidados simples podem diminuir muito a ocorrência desses casos”, afirmou.

De acordo com o cirurgião plástico, professor Ivo Pitanguy, as medidas de prevenção devem ser exaustivamente propagadas a toda população para diminuir a exposição aos riscos. O médico ainda destacou o empenho do HJXXIII na atenção a esse tipo de paciente. “Um queimado bem tratado recupera-se em menos tempo e custa menos ao Estado. E para se alcançar uma boa recuperação é necessária a atuação conjunta de um grupo de especialistas, feito que o Hospital João XXIII atingiu”, disse.

Quem também ressaltou o papel fundamental da prevenção a acidentes foi o chefe do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, Major William da Silva Rosa. “Atuamos diariamente com casos graves envolvendo queimados e sabemos da seriedade deste problema. Por isso, parabenizamos a iniciativa. O Corpo de Bombeiros é um parceiro nesta campanha”, reforçou.

A Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, do HJXXIII, conta com 35 leitos, sendo 26 intermediários e 9 de tratamento intensivo. A equipe multiprofissional é composta por cirurgiões plásticos, médicos clínicos, pediatras, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

Protocolo Bilíngue

Revisado a cada dois anos, o Protocolo Clínico de Atendimento ao Queimado deste ano terá uma versão em inglês. “Trata-se de um documento com rotinas e condutas multidisciplinares, envolvendo todas as áreas que atuam em nossa UTQ. Por ser bilíngue, será encaminhado a diversos países. O Protocolo está muito bem estruturado, com procedimentos condizentes ao que é realizado em todo o mundo para o tratamento de queimados. Conseguimos dar aos nossos pacientes um padrão de atendimento extraordinário”, salientou Carlos Eduardo Guimarães Leão, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Hospital João XXIII.

O cirurgião plástico, professor Ivo Pitanguy, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Unidade de Tratamento de Queimados do HJXXIII, referência nacional e maior centro de queimados em um hospital público da América Latina. “Temos aqui um trabalho de excelência no tratamento do paciente com queimaduras. E o lançamento do Protocolo Clínico reforça o protagonismo da unidade no que tange a assistência aos queimados”, concluiu.
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato