19h47min - 10 de Agosto de 2011 Atualizado em 07h02min - 23 de Junho de 2013

FJP lança dois títulos da Coleção Mineiriana na Academia Mineira de Letras

BELO HORIZONTE (10/08/11) - Em solenidade realizada nesta terça-feira (9), na Academia Mineira de Letras, a Fundação João Pinheiro (FJP) lançou as publicações “Dicionário Bibliográfico Brasileiro – Edição Eletrônica” e “O Cabido da Sé de Mariana (1745-1820): documentos básicos”. Além dos organizadores das obras, o evento contou com as presenças da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, da presidente da FJP, Marilena Chaves, e do diretor da Editora PUC Minas, Patrus Ananias, entre outras autoridades.

A Coleção Mineiriana é composta por edições atualizadas de manuscritos inéditos dos séculos XVIII, XIX e XX; obras fundamentais de referência e de pesquisa; traduções inéditas; reedições revistas de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira; além de estudos e ensaios sobre temas de importância para o conhecimento de Minas Gerais e do país.

Durante o lançamento, a presidente da FJP relembrou a história da Coleção Mineiriana: “Este é um ambicioso programa editorial iniciado em 1993 e é com alegria que hoje nos reunimos para comemorar o lançamento de dois novos títulos desta Coleção, que, com estes, completa 38 obras publicadas”.

“Os livros da Coleção Mineiriana são verdadeiros tesouros de Minas Gerais e, além disso, servem para democratizar o acesso à nossa história”, afirmou a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

Lançamentos

Os novos títulos integram a série “Obras de Referência” e resgatam parte da história do país e da atuação da igreja católica em Minas Gerais no período colonial.

Disponibilizado em CD, o “Dicionário Bibliográfico Brasileiro – Edição Eletrônica” é uma valiosa obra de referência bibliográfica já esgotada, de autoria de Sacramento Blake, que lista cerca de 4.600 autores de diversas áreas do conhecimento, originalmente reunidos em sete volumes publicados entre 1883 e 1902.

A versão digital da obra, organizada pela Professora Melânia Silva Aguiar, traz as informações contidas nas quase 3.400 páginas do dicionário original. O sistema de consulta dá acesso ao nome e sobrenome do autor, seu pseudônimo ou titulação, local de nascimento, formação e obras publicadas, entre outras possibilidades.

“A nova edição do dicionário de Sacramento Blake proporciona acessos rápidos e dinâmicos e também serve para subsidiar pesquisas e estudos nas mais diversas áreas. O dicionário veio para suprir uma lacuna que existia em meio às publicações históricas digitais”, observou Melânia.

Já a obra “O Cabido da Sé de Mariana (1745 - 1820): documentos básicos”, realizada em parceria com a Editora PUC Minas, relata a atuação da Igreja Católica em Minas Gerais no período colonial de forma inédita, com a transcrição de quatro manuscritos raros pertencentes ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana e ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Organizada pelo professor Caio Boschi, a edição reúne registros documentais que facilitam o acesso a informações que não são de ampla consulta e promove o conhecimento de manuscritos de difícil acesso e legibilidade sobre o tema.

“Esta publicação não é somente um livro que trata de religião, é também um livro que contempla o político e o social. O empenho inicial foi resgatar o que seria destruído pelo tempo, pois a escrita dos documentos originais desaparece com o passar dos anos. Com isso conseguimos, hoje, anunciar e divulgar a obra”, explicou Boschi.

As publicações são comercializadas na sede da Fundação João Pinheiro (alameda das Acácias, 70 - São Luís/Pampulha) e demais pontos de venda da Coleção Mineiriana.