18h23min - 15 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 23h18min - 30 de Junho de 2013

Força Tarefa apresenta à União levantamento de obras para reconstruir estragos causados pelas chuvas em Minas

A proposta entregue pelo Governo de Minas à Defesa Civil Nacional prevê investimentos de, aproximadamente, R$ 200 milhões

A Força Tarefa para elaboração de projetos a fim de captar recursos para obras de prevenção de riscos e de recuperação dos estragos das chuvas no Estado, constituída pelo governador Antonio Anastasia, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (15). A viagem teve o objetivo de entregar à Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) documentos que contêm a relação das obras necessárias para reconstruir o estrago causado pelas chuvas em 70 municípios mineiros, além de continuar a negociação, com o Ministério do Planejamento, da proposta para a realização de ações de prevenção e de saneamento apresentada pelo Estado no início do ano.

Coordenada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, a Força Tarefa entregou ao secretário-adjunto da Secretaria Nacional da defesa Civil, Cel. Ivan Ramos, os planos de trabalho e os relatórios de diagnóstico com as obras necessárias para reconstruir o estrago causado pelas chuvas no Estado.

Os documentos apresentados foram elaborados pelos municípios que tiveram situação de emergência decretada peloGoverno de Minas, com o apoio técnico da Secrataria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e do Gabinete Militar, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). A proposta entregue à Defesa Civil Nacional para a reconstrução desses municípios prevê investimentos de, aproximadamente, R$ 200 milhões.

“O Governo de Minas está dando todo o apoio para os municípios que sofreram com as tragédias causadas pelas fortes chuvas dos últimos meses. Nesta etapa, estamos auxiliando a preencher todos os documentos necessários para pleitear recursos federais, além de trabalhar na negociação com os diversos órgãos da União para viabilizar a chegada do dinheiro necessário”, disse o secretário Bilac Pinto.

Prevenção

Ainda em Brasília, a comitiva do Governo do Estado, também formada pelo presidente da Copasa, Ricardo Simões, pelo secretário-executivo da Cedec-MG, Tenente Cel. Fabiano Villas Boas, e por técnicos da Sedru, participou de mais uma reunião para negociar com o Ministério do Planejamento a liberação de recursos para a realização de obras prioritárias de prevenção, contenção de encostas, além de estudos e planos de redução de riscos.

Durante o encontro, foram apresentado os projetos que fazem parte da proposta apresentada ao governo federal de, aproximadamente, R$ 2 bilhões em investimentos em prevenção e em obras estruturantes de saneamento. Desses projetos que estão sendo analisados pelos técnicos do Ministério do Planejamento, R$ 1,5 bilhão são para obras de prevenção, sendo que R$ 450 milhões para intervenções de contenção de encostas e R$ 1,05 bilhão para drenagem. Outos R$ 590 milhões são destinados a ações de saneamento nas bacias do Rio das Velhas, do Rio Paraopeba, do Rio Grande, dos Rios Paraíba do Sul e no entorno de Furnas. Ainda foi demandado R$ 37 milhões para a elaboração de projetos, estudos e planos de redução de risco.