Minas por Região
Saúde

11h40min - 26 de Dezembro de 2012 Atualizado em 22h33min - 27 de Junho de 2013

Força Tarefa de combate à dengue contribui para queda de casos em 2012

Os números registrados neste ano representam uma redução de, aproximadamente, 40% em relação aos do ano passado

Durante o ano de 2012, Minas Gerais notificou, até o momento, 43.305 casos de dengue. O número representa uma redução de, aproximadamente, 40% em relação ao registrado em 2011, quando o Estado totalizou 66.596 casos. Boa parte do resultado alcançado neste ano se deve à Força Tarefa de combate à dengue, que é parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, uma das estratégias de mobilização e controle epidemiológico adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Atuando nas áreas da assistência, comunicação e epidemiologia, a Força Tarefa visita os municípios mineiros com maiores incidências da doença, tendo como principal instrumento as ações de mobilização social. Em 2012, a Força Tarefa esteve presente em 54 municípios, visitando mais de 180 mil residências. Compõem a Força Tarefa 432 homens do Exército, 40 da Aeronáutica e 192 agentes de saúde.

Os profissionais que atuaram nas atividades preventivas combateram os focos que poderiam servir de criadouro para o mosquito da dengue e conscientizaram a população sobre o problema. Eles atuaram como um reforço às ações que já ocorrem nos municípios regularmente.

Os municípios com maior número de casos notificados em 2012 foram Belo Horizonte (4.902), Uberaba (3.827), Governador Valadares (3.042), Ubá (1.651) e Ipatinga (1.558). Eles representaram 35% do total de casos registrados em Minas Gerais.

Parceria

Além disso, durante a Força Tarefa, uma equipe de mobilização atuou nas cidades para articular encontros intersetoriais, nos quais foram planejadas contribuições de atores sociais dos três setores: governo, empresas e sociedade civil. Ao todo, foram realizadas 117 reuniões de articulação, nas quais foram firmadas cerca de 2 mil parcerias.

Do envolvimento com os parceiros, nasceram ações para distribuição de material informativo, palestras, mutirões, passeatas, atividades educativas e eventos públicos como o “Minha cidade sem dengue”, que além de prevenir a população contra o mosquito vetor presta serviços básicos. No município de Frutal, no Triângulo Mineiro, por exemplo, toda a rede pública de ensino se mobilizou para organizar uma apresentação cultural durante a Força Tarefa, tendo como base os trabalhos escolares para prevenção ao mosquito vetor. 

A equipe de mobilização prepara a população, ainda, para a chegada do Dengue Móvel e do Dengômetro, inovações apresentadas pela campanha de prevenção. O Dengue Móvel é um caminhão que percorre os bairros que apresentam maior infestação e realiza a troca de inservíveis por material escolar. Latas, garrafas pet e pneus foram trocados por cadernos, borrachas e lápis a fim de estimular a população a retirar de casa os objetos que pudessem acumular água e se tornar possíveis criadouros do mosquito. De janeiro a dezembro de 2012, o Dengue Móvel recolheu um total de 1.145.837 potenciais focos do mosquito Aedes aegypti.

O material recolhido pelo Dengue Móvel é destinado às recicladoras dos municípios. Em Sabará, na Região Metropolitana de BH, por exemplo, os inservíveis foram encaminhados à Cooperativa de reciclagem dos aposentados de Minas Gerais (Uniapomg). Na cooperativa, as garrafas pet foram convertidas em vassouras recicláveis.

Já o Dengômetro, é um espaço de convivência e acesso às informações sobre a doença. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Nos Dengômetros, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da dengue.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato