16h22min - 28 de Março de 2012 Atualizado em 14h37min - 30 de Junho de 2013

Força Tarefa de combate à dengue mobiliza município de Engenheiro Caldas

Houve eliminação de criadouros do mosquito em residências e ações de mobilização social

A Força Tarefa de Combate à Dengue encerrou, nesta quarta-feira (28), suas ações em Engenheiro Caldas, na região Leste de Minas. A equipe, formada por agentes de endemias e mobilizadores sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atuou, desde o dia 26 de março, em parceria com a prefeitura. Eles trabalharam no controle vetorial, com a eliminação de criadouros do mosquito nas residências e com ações de mobilização social através do Dengue Móvel, que promoveu a troca de recicláveis por material escolar no centro da cidade e nos distritos de São José do Acácio e Divino do Traíra.

A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, cujo objetivo é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação e notificação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.

O secretário de Saúde e de Meio Ambiente de Engenheiro Caldas, Edson Alves de Oliveira, ressaltou a mobilização como parte fundamental do combate à dengue. “A questão da dengue não depende só da informação, mas fundamentalmente de atitude que as pessoas devem tomar. Ações como a de troca do Dengue Móvel tem resultado efetivo porque estimulam a população a se mobilizar, limpando seus quintais e ruas”, afirmou.

Edson, que também é o presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) Regional, acrescentou ainda que o apoio e parceria do Estado demonstram o quanto o Governo de Minas está sensibilizado com a situação da Dengue. “Só tratando a questão realmente como uma guerra iremos acabar com o mosquito transmissor que é tão perigoso para a população”, salientou.

Dengue Móvel

No distrito de São José do Acácio, foi grande a participação da população na troca de lixo por material escolar, principalmente dos alunos da Escola Municipal Adeodata Silveira Castro.

Aline Siqueira, de 15 anos, foi uma das estudantes que compareceu levando garrafas pet. “Fiquei sabendo que ia haver esta troca pelos carros de som que circularam aqui no distrito. Acho muito bom conscientizar as pessoas sobre o perigo da dengue”, disse.

Já no distrito de Divino do Traíra, a dona de casa Eva de Lourdes Campos esteve presente com os dois filhos. “A ideia dessa troca é muito  importante para evitar o mosquito. Estamos limpando o meio ambiente e também  economizando na compra do material escolar”, frisou.

Todo o lixo recolhido pelos caminhões da prefeitura e do Dengue Móvel em Engenheiro Caldas foi encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), de Governador Valadares.