15h08min - 09 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 04h32min - 30 de Junho de 2013

Força tarefa de combate à dengue prepara Pompéu para o Carnaval

Troque garrafas, pneus e latas por material escolar e ajude a manter a cidade limpa e sem dengue para receber os foliões

Nesta quinta (09) e sexta-feira (10), os moradores de Pompéu, cidade localizada na região Central de Minas e famosa pelo Carnaval, terão a oportunidade de trocar objetos que podem se tornar focos de dengue por material escolar. O objetivo é deixar a cidade limpa e sem dengue para receber os foliões.

Essa é uma das estratégias da força tarefa de combate à dengue, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A ação está sendo realizada na Praça Carlos Elói, Centro, das 9h às 16h. A guerra contra a doença será reforçada por meio da divulgação de informações e do estímulo à participação ativa da população, que pode colaborar na eliminação dos possíveis focos do mosquito em suas residências.

Agentes da SES, em parceria com a prefeitura, estão mobilizando a população do município desde o dia 23 de janeiro. Para isso, a Secretaria leva o Dengue Móvel e o Dengômetro, espaço de convivência e de troca de informações, para os pontos de maior circulação de pessoas.

Cada lata doada corresponde a 1 borracha; cada pet, a 1 lápis, e cada pneu, a 1 caderno.

Cidade limpa e sem dengue

A moradora Ângela de Fátima Silveira trocou pneus e garrafas pets por cadernos e lápis e, segundo ela, que também trabalha na limpeza urbana da cidade, é muito importante manter a cidade limpa e sem dengue. “Minha mãe e meu irmão já tiveram dengue e sei que é uma doença séria, por isso não podemos descuidar. Se eu limpo meu quintal, mas o meu vizinho não limpa, não adianta nada”, enfatizou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Pompéu, Aylla Ferreira Araújo, destaca que esse é um tipo de trabalho diferente que complementa as ações na cidade. “Percebemos que muitas vezes as pessoas guardam os objetos dentro de casa por comodismo, porém a mobilização consegue despertar o interesse nas pessoas”, afirma.

“Só para se ter uma ideia, já estamos colhendo os frutos do trabalho da força tarefa, que atuou em Pompéu em 2011. Em 2010 houve 1.775 notificações de dengue, já em 2011 houve apenas 193, prova de que o trabalho surtiu efeito. O que esperamos para 2012 é que o mesmo aconteça. Até o momento foram notificados 23 casos”, destaca Aylla.

O supervisor geral de Endemias da Regional de Saúde de Sete Lagoas, Ronaldo Félix, comenta sobre a repercussão da iniciativa. “Essa é uma ação que realmente funciona, pois o cidadão se sente mobilizado a retirar os focos de dengue de dentro de casa”.

Luiz Henrique Pereira, de 10 anos, recolheu mais de 200 latinhas e 100 garrafas pet e foi o recordista do dia nas trocas por material escolar. Ele pediu autorização para entrar em um estacionamento próximo ao local onde o dengômetro estava instalado e realizou uma verdadeira limpeza, dando exemplo de consciência ambiental e social para muitos adultos.

“A dengue é muito perigosa, meu irmão de 4 anos teve a doença e ficou muito mal, mas graças à Deus agora ele está bem. Estou ajudando a acabar com o mosquito”, diz o garoto.