Minas por Região
Gestão

21h14min - 09 de Novembro de 2011 Atualizado em 21h50min - 30 de Junho de 2013

Fórum do Rio Doce tem início com capacitação da sociedade civil

GOVERNADOR VALADARES (09/11/11) - Capacitar os representantes da sociedade civil organizada e indicar os compromissos regionais a serem pactuados entre a sociedade e o Estado, monitorando a implementação dos projetos no âmbito dos programas governamentais. Esse é o objetivo da primeira reunião do Fórum Regional do Rio Doce, que teve início nesta quarta-feira (9) em Governador Valadares, Leste de Minas.

O evento, que se encerra nesta quinta-feira, reúne integrantes do Comitê Regional (membros do Governo na região) e representantes da sociedade civil. Trata-se da terceira etapa do Projeto Governança em Rede, iniciada com a reunião do Comitê Regional, em julho, e que teve sequencia com o Encontro Regional, em agosto – em que foram definidas duas prioridades por rede e eleitos os representantes da sociedade civil. Todos se reúnem agora para escolher, entre as 20 estratégias definidas há três meses, quais serão acompanhadas pela sociedade.

Na abertura dos trabalhos, os grupos foram divididos em duas salas. Os membros do Comitê Regional foram informados sobre a sequência das demandas da região na última reunião da Câmara Multissetorial, realizada em setembro. E os integrantes da sociedade participaram de uma capacitação, para conhecer melhor o funcionamento do Governo e saber de que forma poderão acompanhar a implementação das estratégias da região.

No segundo dia do Fórum, todos estarão reunidos para definir quais estratégias serão monitoradas na região. A partir daí, os projetos poderão ser acompanhados em seus desdobramentos, dentro dos programas e projetos estaduais, até sua implementação.

A superintendente Central de Coordenação Geral da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Silvia Listgarten, destaca a participação ativa da sociedade civil como elemento propulsor dos objetivos do projeto. “O Fórum não é um evento em si, mas uma rotina de trabalho, em que se escuta a sociedade na região. O Governo de Minas trabalha para inserir o cidadão, por meio da sociedade civil organizada, como participante ativo da gestão das políticas públicas no Estado. Esse é um desafio compartilhado: é do Governo, mas também da sociedade civil organizada. As ações aqui pactuadas serão acompanhadas de forma intensiva”, observou.

Ela deu um exemplo prático do desdobramento de uma estratégia da sociedade em um programa governamental do Estado. “Uma das prioridades definidas no Encontro foi a de consolidar a integração das ações das polícias militar e civil, defensoria pública, Secretaria de Estado de Defesa Social e Corpo de Bombeiros. O projeto que desdobra essa estratégia é a implementação de um prédio integrado, a Região Integrada de Segurança Pública (RISP), com treinamentos integrados que padronizem a qualificação policial e, com isso, o atendimento à sociedade”.

O representante da rede de Defesa e Segurança, José Geraldo de Barros, aposta no acompanhamento das propostas eleitas em seu grupo, no Encontro Regional. “Acreditamos que vamos chegar a um objetivo prático a partir dessa reunião entre a sociedade e o comitê do Governo. A Integração das polícias, por exemplo, foi muito bem votada na nossa rede. A minha expectativa é que nossas duas propostas possam ser monitoradas, porque a criminalidade é algo que preocupa toda a sociedade. Espero vê-las colocadas em prática, para benefício de todos os cidadãos”.

Inovação

Para Gilda Gomes Pimenta, representante da Rede de Educação e Desenvolvimento do Potencial Humano, esses encontros representam uma inovação do Governo do Estado. “É uma maneira da sociedade fiscalizar a implementação desses programas definidos no Encontro de agosto. A capacitação de hoje, por exemplo, está muito proveitosa, porque essa é uma forma da sociedade aprender como funciona a implementação dos programas e projetos no Governo. Porque de maneira geral, quem está do lado de fora acha que é muito fácil governar. E administrar a máquina pública não é fácil. Minha expectativa é muito positiva. Mas temos que monitorar para vermos o resultado, não adianta só ficar na idéia, nas boas intenções. Vai chegar uma hora em que iremos cobrar para ver o resultado”, disse ela.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato