Minas por Região
Meio Ambiente

20h25min - 24 de Novembro de 2010 Atualizado em 10h04min - 28 de Junho de 2013

Fórum Interinstitucional Ambientação discute sociedade sustentável

BELO HORIZONTE (24/11/10) - O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, defendeu, nesta quarta-feira (24), durante a abertura do 4º Fórum Interinstitucional Ambientação a necessidade de uma mudança de comportamento da sociedade e nas atitudes dos cidadãos. “Nós, como governo, temos que ter a capacidade de convencer a sociedade para essa mudança, colocando o tema da questão ambiental na agenda política e na agenda central dos governos”, argumentou.

O Fórum foi realizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Programa Ambientação, dentro da 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos. O objetivo do mesmo é integrar as instituições parceiras, que já possuem o Programa Ambientação instalado, a fim de promover o intercâmbio de ideias e experiências.

Sérgio Abranches, mestre em Sociologia, em sua palestra “Mundo Sustentável - planeta em transformação”, falou sobre as transformações no plano global e local, que estão ocorrendo e representam uma grande mudança na vida das pessoas. “Essa revolução é boa, pois faz com que busquemos soluções em diversas áreas como a ambiental, tecnológica e na biociência, por exemplo, e que nos permitirão desenvolver sem agredir o meio ambiente”, disse.

O palestrante afirmou que o Brasil tem “a porteira aberta para oportunidades e todas as qualidades para dar um salto em desenvolvimento sustentável no país”. De acordo com ele, isso só será possível com o empenho dos governos e a vontade da sociedade. “Não existe vontade política, existe sim uma decisão coletiva”, ressaltou.

A criação de boas leis, o incentivo dos governos em inovação tecnológica, o investimento em empresas verdes e o poder das redes sociais como forma de disseminar informações também foi citado por Abranches como grandes propulsores do desenvolvimento sustentável. “Podemos acelerar o processo criando constrangimento e oportunidade”, finalizou.

Política de resíduos

O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, falou sobre as políticas estadual e nacional de resíduos sólidos, analisando as leis relacionadas à gestão dos resíduos sólidos nos âmbitos federal e estadual e das novas obrigações estabelecidas pela legislação.  Segundo ele, o objetivo da legislação é preservar a saúde pública, além de conscientizar a população, gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e promover a cooperação intermunicipal. “Para alcançar esses objetivos o poder público precisa fomentar uma série de ações como a capacitação de recursos humanos e o incentivo a pesquisas, por exemplo”, disse.

Troca de experiências

Com o objetivo de estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de um consumo sustentável em suas atividades rotineiras, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou em 1999 a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa foi apresentado na tarde desta quarta-feira (24), durante o FIA, pelo diretor-adjunto do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA, Geraldo Vitor de Abreu. Ele ressaltou que a administração pública é o setor que mais consome recursos naturais no país e tem o dever de dar o primeiro passo para a redução do consumo, implantando e incentivando programas de combate ao desperdício e de reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Segundo Abreu, o programa A3P busca, nesse processo, construir uma nova cultura institucional, trabalhando com cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, sensibilização e capacitação dos servidores, qualidade de vida no ambiente de trabalho e licitações sustentáveis. “O projeto mostra que ações simples e pequenas realizadas diariamente contribuem para a sustentabilidade”, afirmou.

O programa pode ser implantando em instituições da administração pública, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Abreu informou que 73 órgãos já aderiram ao programa, sendo que 26% são da administração pública estadual, 24% federal, 20% municipal e 3% distrital.

Outras experiências

No município de Lagamar, situado no Noroeste do Estado, é desenvolvido desde 2008 o programa Lagamar Recicla, que investe em coleta seletiva, reciclagem e destinação ambientalmente correta dos resíduos. O chefe de Gabinete da prefeitura, Jorge Olívio Rodrigues, informou que a coleta já abrange toda a área urbana, que possui quatro mil habitantes, e duas comunidades rurais. “A coleta trabalha com a separação de lixo seco, lixo úmido, material cortante e lixo hospitalar, que é incinerado”, enumerou. 

Segundo Rodrigues, o programa tem contribuído com a geração de emprego, diminuição de rejeitos dispostos na usina de triagem e compostagem, maior aproveitamento de material na usina, diminuição da proliferação de doenças, economia de recursos naturais e na conscientização da população. Os grandes parceiros na implantação do programa são os professores da rede pública, agentes de saúde e profissionais da limpeza urbana.

Outra experiência apresentada foi a implantação do Programa Ambientação na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do Governo de Minas, inaugurado em março de 2010. De acordo com o coordenador do Programa Ambientação, Ricardo Botelho, estão sendo disponibilizados kits de coleta seletiva para cada dois servidores, em todos os andares, desenvolvidas atividades lúdicas, capacitações e materiais informativos e de divulgação para garantir o envolvimento dos servidores.

A última experiência apresentada foi a da Fiat, que implementou desde 1990 a gestão ambiental. Dentre as ações destaca-se a implantação, em 1998, do sistema de tratamento de efluente. “Atualmente, 99% da água utilizada na empresa é recirculada para processos produtivos”, informou a coordenadora de relacionamento com a comunidade, Ana Luiza Veloso.  A Fiat também promove a segregação e destinação de 100% dos resíduos para reaproveitamento ou reciclagem e investe em fontes de energias alternativas, como a utilização de energia solar para o aquecimento de água dos vestuários. De acordo com Ana Luiza, os resultados são redução dos impactos ambientais, melhor utilização de recursos naturais, conscientização ambiental em todos os níveis da empresa.

Semana Resíduos

A Semana Mineira de Redução de Resíduos é uma iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) por meio de um convite da organização da Semana Europeia de Redução de Resíduos. De 20 a 28 de novembro estão programadas diversas atividades. Confira a programação completa no site www.minasmenosresiduos.com.br.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato