Minas por Região
Educação

16h08min - 17 de Outubro de 2012 Atualizado em 20h26min - 30 de Junho de 2013

Fórum pela paz nas escolas promove rica troca de experiências

Cerca de 400 educadores se reúnem na região do Alto do Paranaíba para participar do encontro, que está em sua terceira edição

Os educadores Jane Aparecida Dornelas Souza e Alvimar de Souza Costa integram um grupo de cerca de 400 educadores das regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro que participam nesta quarta-feira (17) do III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz, em Patrocínio (MG). Eles buscam, no evento, não apenas discutir maneiras de promover a paz no ambiente escolar, mas também trocar experiências com os colegas.

“Minha escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e eu busco, neste evento, maneiras de resolver algumas questões que são levadas para a escola. Além disso, a troca de experiências entre as escolas está sendo ótimas. Muitas dúvidas dos meus colegas são minhas também”, ressalta Jane Aparecida Dornelas Souza, da Escola Estadual Irmã Gislene, em Patrocínio.

Já o diretor da Escola Estadual Dom Lustosa, na mesma cidade, Alvimar de Souza Costa, destaca que a troca deve acontecer não apenas com seus pares, mas também com os diferentes órgãos que participam do Forpaz. “Podemos aprender muito com nossos colegas educadores, mas também com os integrantes de outros órgãos, como o Conselho Tutelar e a Policia Militar”, observa.

O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar, especialmente nas instituições estaduais localizadas em áreas de alta vulnerabilidade social. Nos fóruns regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

Em Patrocínio, o primeiro dia do encontro tem como tema central a mediação de conflitos. Por meio de palestras ministradas pela Defensora Pública e Mediadora de Conflitos, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, os educadores discutem a importância da mediação como uma técnica facilitadora do trabalho em rede.

A secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Sueli Pires, aponta a importância da realização do encontro para as escolas estaduais. “Desde o início da formatação do Forpaz, fomos convidados para trazer essa iniciativa para região do Triângulo. Estamos nos reunindo com os educadores para trazer uma proposta de articulação das redes locais", afirma Sueli.

Trabalho em rede

O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), além de outros parceiros da rede, tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.

O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora, e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.

Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o III Forpaz também conta com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato