Minas por Região
Copa do Mundo

18h06min - 27 de Setembro de 2011 Atualizado em 21h11min - 30 de Junho de 2013

Fotos aproximam operários do Mineirão de seus familiares e estimulam inclusão digital

As obras de modernização do Mineirão reúnem operários de várias regiões do país. Desde julho deste ano, os trabalhadores utilizam uma ferramenta para amenizar a saudade provocada pela distância de seus familiares. Trata-se da galeria de fotos “É Nós na Foto”, hospedada no site do fotógrafo Sylvio Coutinho, contratado para registrar o andamento das obras.

BELO HORIZONTE (27/09/11) - As obras de modernização do Mineirão reúnem operários de várias regiões do país. Desde julho deste ano, os trabalhadores utilizam uma ferramenta para amenizar a saudade provocada pela distância de seus familiares. Trata-se da galeria de fotos “É Nós na Foto”, hospedada no site do fotógrafo Sylvio Coutinho, contratado para registrar o andamento das obras. A página, que exibe fotografias dos protagonistas da reforma do estádio, recebeu, desde sua inauguração, mais de 13 mil visitas de usuários de 228 cidades.

Além de encurtar distâncias, a página estimula o processo de inclusão digital. Há exemplos de operários que se interessaram pelo tema a partir da exposição no site. É o caso do armador Evaldo Augusto de Souza, de João Monlevade, região Central de Minas. “Além de levar longe minha imagem, a página acabou me forçando a entender de internet. A professora do curso de alfabetização aqui do Mineirão me ajudou a abrir minha conta de correio. Agora, eu mesmo posso enviar minhas fotos para minha família”, conta.

O mestre de obras Adnilson Santos da Silva, de Caldeirão Grande, na Bahia, conta que sua mãe, de 62 anos, chorou quando o viu pela internet. “Agora, toda a minha família lá em Caldeirão me vê. Faz três anos que saí da Bahia e só agora eles podem acompanhar como estou. Não vejo minha mãe há três meses”, lamenta.

O armador Antônio da Silva de Almeida, 20 anos, de Codó, no Maranhão, trabalha no Mineirão há seis meses. Ele fala que sua mãe “adora” acessar o site para vê-lo. “Ela acha que eu estou bem e fica alegre de poder me ver, afinal de contas o Maranhão está muito longe de Minas Gerais. Sempre quando posso, peço ao Sylvio para tirar uma foto minha”.

Para o fotógrafo Sylvio Coutinho, a iniciativa vai além de elevar a autoestima dos operários. “A galeria aproxima os trabalhadores de suas famílias e estimula o processo de inclusão digital, uma vez que muitos deles entraram na internet, pela primeira vez, para verem suas próprias fotos”, explica.

Os períodos de maior acesso ao site foram em 17 de julho, quando foi realizada a Festa Julina do Mineirão, e em 16 de setembro, após a exibição de matéria sobre a galeria “É Nós na Foto” no programa de televisão, “Globo Esporte”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato