Economia / Desenvolvimento

18h37min - 17 de Abril de 2008 Atualizado em 14h59min - 30 de Junho de 2013

Frinense Alimentos vai implantar frigorífico na Zona da Mata

Governo de Minas assinou protocolo de intenções com a Frinense Alimentos para implantação de unidade industrial em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata mineira. A fábrica se destinará à produção e comercialização de carne bovina in natura, resfriada, congelada, além da fabricação do charque.

BELO HORIZONTE (17/04/08) – A Frinense Alimentos, maior grupo produtor de charque do país, vai implantar unidade industrial em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata. A fábrica se destinará à produção e comercialização de carne bovina in natura, resfriada, congelada, embutidos e outros produtos de abate bovino, além da fabricação do charque (carne bovina seca e salgada), sendo esta última o carro-chefe do grupo. O projeto, quarto da Frinense e único fora do Rio de Janeiro, também será o primeiro com frigorífico, que ajudará a atender a demanda das outras unidades. Um protocolo de intenções foi assinado por representantes da empresa e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, nesta quinta-feira (17), em Belo Horizonte.

“Precisamos diversificar e vimos em Minas Gerais uma ótima oportunidade”, afirma o diretor Avides Fraga Filho. De acordo com ele, há um grande potencial para o aproveitamento do gado de corte, inclusive com a expansão da criação em confinamento. Outro ponto favorável, segundo Fraga, é a maior proximidade com grandes fornecedores de carne instalados em Minas. “O frigorífico vai atender cerca de 10% da nossa demanda. Vamos continuar a comprar muita matéria-prima de empresas mineiras, com a vantagem de fazermos a aquisição no mesmo Estado, o que facilita os negócios”, diz o empresário.

“A instalação do frigorífico na região é estratégica. Vai criar empregos e fortalecer a cadeia da carne, com a fabricação de produtos industrializados, de maior valor agregado. Além disso, o frigorífico pode ser a âncora que faltava para a instalação de outros negócios, como o de curtimento e fabricação de produtos de couro”, afirma o secretário Marcio de Lacerda.

Os investimentos são de cerca de R$ 20,5 milhões destinados a obras civis, compra de máquinas e capital de giro, com a criação de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. O projeto deve começar a ser implantado em até três meses e ser concluído 18 meses após o início das obras. A fábrica terá capacidade instalada de abate de 700 animais/dia e produção de 800 toneladas/mês de carne seca/salgada e 30 toneladas/dia de embutidos de carne bovina/suína.

Minas Carne

Avides Fraga Filho não poupou elogios aos esforços feitos pelo Governo de Minas para a melhoria do setor, em especial ao Programa Minas Carne, criado para incentivar a melhoria do rebanho, a implantação de frigoríficos inspecionados e o aumento da competitividade das empresas do setor. “Foi uma revolução no nosso ramo. Observamos com atenção as empresas crescendo dentro do Estado”, diz.

“O Governo de Minas compreendeu que deve trabalhar de forma integrada para o crescimento do volume e da qualidade dos produtos agroindustriais. É um setor importante para todas as regiões do Estado e responsável pelo sustento de milhares de famílias”, concluiu Marcio de Lacerda.