21h19min - 09 de Junho de 2010 Atualizado em 00h09min - 01 de Julho de 2013

Fundação Clóvis Salgado completa 40 anos de história, arte e cultura

Há exatos 40 anos, Israel Pinheiro, governador de Minas Gerais, assinava a lei 5.455, que criava a Fundação Palácio das Artes. Oito anos depois, a instituição foi nomeada Fundação Clóvis Salgado, em homenagem ao professor, médico e político que não mediu esforços para  concretizar o sonho de levar ao público e aos artistas um grande complexo cultural.

BELO HORIZONTE (09/06/10) - Há exatos 40 anos, Israel Pinheiro da Silva, governador de Minas Gerais, assinava a lei 5.455, que criava a então Fundação Palácio das Artes. Oito anos depois, a instituição foi nomeada Fundação Clóvis Salgado (FCS), em homenagem ao professor, médico e político que não mediu esforços para a concretização de um sonho: levar ao público, artistas e produtores um grande complexo cultural.

Em quatro décadas de história, a FCS se consolidou como uma instituição pública voltada para a produção, exibição e difusão das artes em suas mais diversas manifestações. Ao longo de 2010, toda a programação da FCS foi pensada de maneira bem especial, para que a Instituição comemorasse ao lado do público mineiro esta trajetória de sucesso. Estão em desenvolvimento ações voltadas para o resgate da memória da Fundação e da cultura em Minas, manutenção e revitalização de projetos contínuos, desenvolvimento de programas especiais e atividades específicas para os grupos profissionais da FCS.

A ideia, mais do que simplesmente realizar eventos, é mostrar aos mineiros que esta é uma casa de Minas Gerais, com as portas sempre abertas para os amantes da arte e da cultura.

História

A origem da Fundação encontra-se nos anos 40, em meio a um dos mais importantes momentos da arquitetura moderna brasileira, quando Juscelino Kubitschek - então prefeito da capital - encomenda vários projetos a Oscar Niemeyer. JK deu início às obras do complexo arquitetônico da avenida Afonso Pena em 1942, e da concepção à execução final, o projeto sofreu várias interrupções até 1966, quando Israel Pinheiro nomeou uma comissão para concluir o trabalho. É neste contexto que o mineiro Clóvis Salgado foi essencial na conclusão do projeto, mobilizando recursos financeiros e sensibilizando a classe política e artística.

A inauguração de uma primeira parte do conjunto do Palácio das Artes deu-se em 30 de janeiro de 1970, quando foi aberta a Grande Galeria, atual Galeria Alberto da Veiga Guignard. Em 1971 as obras da Fundação foram finalizadas, ainda na gestão de Israel Pinheiro, e o marco principal deste momento é a inauguração do Palácio das Artes, no dia 13 de maio.

Mais do que administrar espaços, a FCS trabalha a cultura em seu mais amplo sentido e cumpre todas as etapas da cadeia produtiva cultural, empreendendo, simultaneamente, esforços incansáveis na formação, produção e exibição da arte.

Fundação Clóvis Salgado hoje

Hoje, a Fundação Clóvis Salgado é reconhecida em todo o Estado e no país como um centro múltiplo de serviços e atividades culturais. Integrante do Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais, viabiliza as diversas políticas culturais do Estado em suas mais amplas vertentes: atua junto à comunidade e ao artista mineiro, estimula o surgimento e a veiculação de novas ideias e expressões artísticas e contribui para a criação de uma consciência cultural e transformação social.

Atualmente, a Fundação administra o Palácio das Artes (com teatros, galerias, cinema, café, livraria e jardins), Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, Serraria Souza Pinto e Centro Técnico de Produção. A Instituição também é responsável por Corpos Artísticos - Coral Lírico de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes - e o Centro de Formação Artística, com escolas profissionalizantes de teatro, dança e música.

Em toda esta estrutura, a Fundação possui recursos profissionais, espaços e mão de obra altamente qualificada e especializada para a realização de espetáculos de música, teatro, dança, ópera, exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários.