11h41min - 13 de Novembro de 2014 Atualizado em 11h41min

Fundação de Arte de Ouro Preto abre inscrições para o Curso Técnico em Conservação e Restauro

Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 2° ano do ensino médio. O exame contará com questões objetivas de língua portuguesa e química

Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) oferece 30 vagas para o Curso Técnico em Conservação e Restauro. As inscrições para o processo seletivo, no valor de R$ 50,00, acontecem pelo site da Faop até 3 de dezembro. As provas serão realizadas no dia 6 de dezembro, das 9h às 12h, em local a ser informado.

Para se inscrever, os interessados devem ter concluído ou estar cursando o 2° ano do ensino médio. O exame de seleção contará com questões objetivas de língua portuguesa e química, além da elaboração de uma redação dissertativa. Os 20 primeiros colocados e matriculados ganham bolsa de estudos e não pagam a mensalidade. As demais vagas são pagas e possuem mensalidade de R$ 300,00.

As aulas serão ministradas no período matutino e aos sábados, com possibilidade de aulas extras à tarde. Com a finalidade de formar profissionais técnicos capacitados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis, o curso atua nas áreas de acervo de papel, escultura policromada e pintura de cavalete, possuindo grade curricular total de 1.552 horas.

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso, com 90% de seus alunos formados inseridos no mercado de trabalho, possui estrutura sólida e conta com ateliês equipados e um qualificado corpo docente, que alia a fundamentação teórica e o trabalho prático para a formação completa dos discentes.

No primeiro momento do curso, o aluno entra em contato com as teorias de História da Arte, disciplina essencial para a formação crítica-analítica dos alunos. Outra disciplina essencial estudada neste primeiro momento do curso é o Barroco, principal manifestação artística praticada nas colônias portuguesas no século XVIII.

No segundo momento do curso, o aluno adquire conhecimentos práticos de intervenções físicas e químicas nas peças e obras, como remoção de camadas de pintura, reintelamento, reforço de borda e ilusionismo de douramento com pontilhismo, e também inicia os trabalhos em simulados, aplicando os conhecimentos assimilados.

Após o processo de aprendizagem técnica, o aluno vai para a etapa final do curso, realizando intervenções em obras por meio de análise, estudo de caso e intervenção física e química. Com a realização desses processos na aprendizagem, o curso garante uma formação de técnicos restauradores de excelência.

Curso Técnico em Conservação e Restauro

- Data das inscrições: até 03/12