11h41min - 10 de Abril de 2012 Atualizado em 21h22min - 30 de Junho de 2013

Fundação de Arte de Ouro Preto restaura fazenda do século XVIII em Betim

Obra será realizada na sede da antiga Fazenda Ponte Nova

Seguindo a missão de valorizar a arte em todas as suas dimensões e incentivar a preservação do patrimônio cultural, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) mais uma vez expande os horizontes de suas ações. Trata-se da obra de restauração da sede da antiga Fazenda Ponte Nova, localizada no Núcleo Histórico do Assentamento 2 de Julho do MST, no município de Betim. Nesta quarta-feira (11), às 16h, será realizada a solenidade que marcará o início do restauro na sede da fazenda, situada na MG-050, km 5.

A Faop foi contratada pela Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), para realizar a obra. Desde o ano passado, a equipe da Faop tem aplicado oficinas sobre técnicas tradicionais de construção, restauração e formas de preservação do patrimônio. A ideia é capacitar parte dos assentados para trabalhar na obra.

De acordo com o diretor de Promoção e Extensão Cultural, Celmar Ataídes Júnior, a capacitação oferece uma nova oportunidade de conhecimento, que poderá ser aplicado inclusive na construção das casas no próprio Assentamento 2 de Julho. A iniciativa também cria a conscientização sobre a importância de se preservar, após a restauração, do patrimônio da sede da Fazenda Ponte Nova, datada do século XVIII.

Para a presidente da Faop, Ana Pacheco, a parceria com Betim é positiva e mostra o intuito da fundação de ser uma multiplicadora de conhecimentos técnicos na área de preservação e da arte. Em Betim, a Faop também já restaurou a Capela Nossa Senhora do Rosário, símbolo do congado da cidade. "Assim como foi executada na capela, a restauração da antiga fazenda terá a participação ativa da comunidade, pois acreditamos que é fundamental o envolvimento dos moradores na preservação do patrimônio", salientou o presidente da Funarbe, Rodrigo Cunha.