19h31min - 12 de Julho de 2012 Atualizado em 11h59min - 30 de Junho de 2013

Fundação Ezequiel Dias apresenta nova fábrica de produtos biológicos

Com início da produção em 2014, a unidade será referência no país e vai produzir vacinas contra Meningite C

Minas Gerais abrigará, a partir de 2014, uma fábrica de produtos biológicos que será referência no Brasil, com a produção, entre outros medicamentos, de 12 milhões de doses de vacina contra Meningite C. A nova fábrica da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que conta com 4.200 metros quadrados de área e terá cerca de 60 funcionários, recebeu investimentos de R$ 32 milhões para custeio da obra e outros R$ 13,5 milhões para compra de equipamentos. A unidade vai produzir medicamentos com cobertura nacional.

As obras devem ser concluídas em dezembro deste ano, com início da produção em 2014. Nesta quinta-feira (12), autoridades de saúde realizaram uma visita ao local das obras. A visita contou com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas, Antônio Jorge de Souza Marques, do vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Claudinei Luiz Ferreira, de representantes do Poder Legislativo estadual, técnicos da Funed e dirigentes do Sindicato dos Farmacêuticos.

Guiada pelo coordenador da Gerência de Projetos Especiais da Funed, José Luiz Fellet, o objetivo da visita foi apresentar a nova fábrica de produtos biológicos que contemplará a produção dos biofármacos Eritropoetina recombinante humana (rhEPO), usada principalmente por pacientes com insuficiência renal, Interferon alfa 2a recombinante humano (IFNα2a), para pacientes em  tratamento contra a hepatite, soros heterólogos hiperimunes, bem como etapas do processo de produção da vacina Meningocócica (MenC).

O secretário Antônio Jorge destacou que, com essa obra, a Funed está deixando um legado extraordinário para Minas. “Isso é uma página da nossa história em biotecnologia. Há poucos anos a centenária Funed era uma empresa que produzia medicamentos de baixíssimo valor agregado e agora temos essa revolução vigorosa”, afirmou.

Antônio Jorge ressaltou, ainda, que a nova fábrica nasce com um “bom problema”: Solicitada pelo Ministério da Saúde para fabricar a vacina meningocócica para todo o país, a produção, que antes seria de 1 milhão de doses por ano, agora será de 12 milhões por ano. “Isso mostra a força, ousadia e a credibilidade dessa indústria que já despertou o interesse de parcerias em gigantes da indústria farmacêutica como a Novartis e a Roche”, disse o secretário.

José Luiz Fellet resumiu os próximos passos que a fábrica deve dar depois de concluída a obra física. “Tudo será testado para ver se atendem aos protocolos e normas com precisão. A partir daí será feito lotes pilotos dos produtos, que serão submetidos a teste de qualidade e garantia de isenção de contaminações. Somente com a aprovação total entraremos na fase de produção para atendimento do mercado”, destacou.

Já o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães, disse durante o encontro que com processo de mudança de tecnologia, a fundação vai elevar a qualidade final do produto e a expertise de Minas neste segmento. “Economia também é a palavra de ordem. Por exemplo, antes da parceria Funed e Ministério da Saúde para a fabricação de antiretroviral, o ministério pagava cerca de R$ 15,00 por comprimido e hoje entregamos o mesmo produto por R$ 4,02. Com isso o MS pode, entre outros pontos, ampliar o acesso desse e de outros remédios a mais pessoas necessitadas. Há ainda a expectativa de ampliarmos o portfólio de medicamentos, produzindo produtos para tratamento oncológico”, explicou.