10h53min - 05 de Novembro de 2014 Atualizado em 13h34min

Fundação Ezequiel Dias conquista Ouro no Prêmio Mineiro da Qualidade

Outras 11 organizações mineiras foram reconhecidas pelo Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade

O Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade – PMQP anunciou o resultado da 12ª edição do Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ). O reconhecimento às empresas foi realizado na noite dessa terça-feira (05/11), no Teatro Sesi Minas, em solenidade festiva. Ao todo, foram reconhecidas 12 organizações mineiras. Na categoria Compromisso com a Excelência, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição de saúde do Governo de Minas Gerais, foi reconhecida na Faixa Ouro, juntamente com o Instituto Viana Junior. O principal objetivo do Prêmio Mineiro é estimular a gestão da qualidade em Minas, destacando as organizações que apresentam melhor desempenho como referência e incentivo para que outras adotem métodos de gestão semelhantes.

Ao receber a placa de reconhecimento, o presidente da Funed, Francisco Antônio Tavares Junior, reforçou a importância do aprendizado e da busca por melhorias contínuas. “Somos uma instituição pública e centenária, o que torna ainda mais desafiador esse compromisso com a excelência. Esse reconhecimento evidencia que somos uma organização disposta a aprender. Esperamos que o aprendizado de todo esse processo, o relatório que iremos receber represente um eficiente instrumento de trabalho e que seja utilizado para promover a melhoria do sistema de gestão, visando aumento da produtividade e da competitividade da Funed”, disse.

O presidente do Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade e também do Instituto Qualidade Minas, Petrônio Machado Zica, agradeceu a todos os participantes e equipe envolvida na Premiação e reforçou a relevância do Prêmio Mineiro da Qualidade para alcance da Excelência da Gestão em Minas. Ele citou a importante parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, realizada neste ano. “Com essa parceria, o Governo reafirma sua crença de que o Modelo de Excelência em Gestão é, de fato, estratégico para o aperfeiçoamento das empresas e assegura ganho de produtividade e competitividade, além de incentivar a cultura de boas praticas que garantam a sustentabilidade das organizações e do mercado econômico mineiro”, disse.

O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas, Eduardo Bernis, cumprimentou a todos os presentes e reforçou a importância da qualidade para melhoria da oferta de produtos e serviços e para o crescimento econômico do Estado. “Vocês representam aquilo que o Governo do Estado vem buscando com todo esforço a pelo menos 12 anos: a qualidade. Esse prêmio é o símbolo e retrato dessa determinação que vem sendo cumprida ao longo do tempo. Vimos aqui empresas tradicionalíssimas e também novas empresas, de vários segmentos e portes na busca pela evolução e na diversificação da economia. É a evidência dessa cultura enraizada na sociedade e nas empresas mineiras”, concluiu.

Durante seu discurso, o secretário lembrou que o Governo está com inscrições abertas até o dia 15/11 para o Prêmio de Inovação, em parceria com a Câmara Italiana de Indústria e Comércio de Minas. “Queremos avançar nessa cultura. Valorizar ideias e processos e expandir essa cultura não só em Minas como em todo o país”, finalizou Eduardo Bernis.

Prêmio Mineiro da Qualidade

CATEGORIA COMPROMISSO COM A EXCELENCIA:

FAIXA OURO:

- Fundação Ezequiel Dias - Funed.

- Instituto Vianna Junior.

FAIXA PRATA:

- Aconobre Comercio e Industria.

- JM Souto Engenharia e Consultoria

- Nuclear Medcenter.

CATEGORIA RUMO A EXCELENCIA

FAIXA OURO:

- Cia Ultragaz.

- Fundação Cristiano Varella

- ArcelorMittal Sistemas.

- BTR Administradora de Cartão de Crédito, Refeição e Convênio Ltda.

- Hospital Madre Teresa.

FAIXA PRATA:

- Coteminas S.A.

-  Eteg Tecnologia da Informação

TROFÉU PMQ 2014

Pelo regulamento, uma ou mais candidatas, classificadas na faixa ouro, podem ou não receber a indicação ao Troféu PMQ, concedido como reconhecimento de destaque na busca da excelência. Nesta 12ª Edição, conquistaram o Troféu as empresas:

- Cia Ultragaz

- Fundação Cristiano Varella

Prêmio Mineiro da Qualidade - PMQ

O PMQ - Prêmio Mineiro da Qualidade tem como objetivo incentivar as empresas a buscarem a excelência na gestão de seus negócios, tornando-o um instrumento eficaz para alcançar a tão sonhada competitividade. Serão premiadas as organizações que praticam uma gestão que as levam ao sucesso. O PMQ tem seu modelo referencial descrito na publicação Rumo à Excelência, um modelo de gestão praticado por organizações que buscam uma melhor inserção no mercado competitivo, mas sem propor estruturas ou metodologias específicas de gestão tornando-o aplicável a organizações de todo ramo ou porte. A Banca de Juízes do Premio Mineiro da Qualidade 2014 foi formada por: Adailton Vieira Pereira - Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Instituto de Previdencia dos Servidores do Estado de Minas Gerais - Ipsemg; Carlos Alberto Passos Villefort - Diretor Executivo da Mecan; Mario Vrandecic - Diretor Geral do Biocor Instituto e Rosane Marques - Vice-Presidente da Fundação João Pinheiro.