Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

17h20min - 12 de Novembro de 2012 Atualizado em 03h01min - 30 de Junho de 2013

Fundação Utramig abre inscrições para o primeiro semestre de 2013

Interessados poderão se inscrever nos cursos de Informática, Eletrônica, Telecomunicações, Análises Clínicas, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Enfermagem

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), está com as inscrições abertas para os cursos técnicos que se iniciam no primeiro semestre de 2013 na sua sede em Belo Horizonte. São 350 vagas, com possibilidade de expansão dependendo do volume da demanda.

Os cursos têm duração de três semestres e são direcionados a alunos que já concluíram o ensino médio ou que estão cursando a partir do segundo ano do ensino médio. As mensalidades estão abaixo dos preços de mercado.

Os interessados poderão se inscrever nos cursos de Informática, Eletrônica, Telecomunicações, Análises Clínicas, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Enfermagem. A partir de dezembro desse ano, os alunos também poderão fazer as inscrições pelo site da Fundação Utramig.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, Ana Maria Siqueira, todos os alunos da Utramig são direcionados a estágio, que é uma exigência curricular. “Os cursos técnicos têm uma grande expressão devido à falta de profissionais de nível técnico no mercado. Existe uma imensa demanda e, por isso, os alunos formados saem praticamente empregados”, afirma.

Fundação Utramig

Vinculada à Secretaria de Trabalho e Emprego desde janeiro de 2011, a Fundação Utramig atua há 46 anos no desenvolvimento da educação profissional. A instituição desenvolve programas de qualificação profissional para trabalhadores, oferecendo-lhes condições de acesso a estudos de diferentes níveis, mediante a realização de cursos de longa ou curta duração, visando a sua inserção no mercado de trabalho.

A Fundação Utramig é referência no campo da educação por meio de seus programas de especialização, cursos técnicos, licenciatura e qualificação.

Para a aluna do curso técnico em análises clínicas, Carla Fontoura Ossawa Carvalho, de 33 anos, sua inserção no mercado de trabalho em uma nova área profissional está sendo possível graças ao aprendizado adquirido na instituição. “Trabalhava com minha família em um buffet, mas sempre gostei da área de saúde. Por isso procurei a Ultramig, onde estou aprendendo muito sobre este ramo, especialmente na prática, nos laboratórios”, explica.

Carla está prestes a se formar e já conseguiu um estágio no hospital Mater Dei. “O aluno da Ultramig é muito bem visto e bem recomendado no mercado. O que aprendi na instituição está sendo essencial na minha vivência profissional”, relata.

A instituição forma em torno de 600 alunos por ano. Em 46 anos de existência, aproximadamente 28 mil alunos foram beneficiados com os cursos da Utramig. A Instituição conta com uma equipe altamente qualificada, apta a formar profissionais competentes para o mercado de trabalho. Além da sede localizada em Belo Horizonte, a Utramig está presente em Nova Lima e Vespasiano.

O candidato a uma vaga nos cursos técnicos deverá comprovar a conclusão do ensino médio, por meio do histórico escolar ou apresentar um comprovante de matricula e frequência a partir da 2ª série do ensino médio. As aulas terão início no dia 4 de fevereiro de 2013. Outras informações estão disponíveis no endereço http://www.utramig.mg.gov.br/editais/Edital%20DEP%20004-2012%20-%20SEDE.pdf ou pelo telefone (31) 3263-7500.