Segurança / Defesa Social

15h37min - 01 de Novembro de 2013 Atualizado em 15h43min

Futebol e fé unem jovens ingleses e mineiros em situação de risco social

Adolescentes da cidade de Machester, na Inglaterra, visitaram o Centro Socioeducativo de Justinópolis e participaram de atividades esportivas e religiosas

A paixão pelo futebol e a fé aproximaram 11 jovens ingleses em situação de risco, da cidade de Manchester, e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo de Justinópolis (CESJ), em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro ocorreu na quinta-feira (31) dentro do centro de internação administrado pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), e foi marcado por momentos de compartilhamento religioso e esportivo: os jovens cantaram músicas de louvor e jogaram uma partida no campo de futebol society.

O evento entre brasileiros e ingleses foi possível a partir do trabalho e contatos realizados pelo agente socioeducativo Jadisleider Raimundo do Carmo, um apaixonado por esportes desde criança. Ele tem 37 anos, é conhecido como Carmo e cuida das atividades esportivas do centro. Carmo explica que, para participar das atividades, os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas precisam dedicar-se aos estudos e ter boa convivência com todos os colegas e profissionais da unidade. “As práticas esportivas trazem muitos benefícios para os jovens, como a disciplina, a perseverança e a preservação dos laços familiares, que ajudam diretamente na reinserção social”, destaca o agente socioeducativo.

Sonho do bem

Os 11 ingleses que estiveram em Justinópolis, além do futebol e da fé, têm em comum com os jovens brasileiros o fato de viverem em locais de situação de risco social. Na Inglaterra, fazem parte do Projeto New Hope (nova esperança em português), que acolhe crianças e adolescentes e, por meio do esporte, ajuda na inserção social.

O projeto nasceu durante uma noite de sono do jogador de futebol Geovanni, mineiro de Acaiaca, quando jogava no Manchester City Football Club. “Sonhei que precisava ajudar jovens e adolescentes, e que seria com um projeto de esportes”, conta. Giovane atualmente é atleta do América-MG. O New Hope iniciou as atividades em 2008, com o apoio da igreja evangélica que frequentava, e não se restringe ao futebol - há outras modalidades esportivas e também culturais.

Hoje, mesmo de longe, Giovane acompanha o projeto e esteve presente em Justinópolis, onde também atuou na partida de futebol, que em dois tempos de 30 minutos, fechou com o placar de 9 a 4 para os jogadores de Justinópolis. O agente socioeducativo Carmo ficou contente com o placar, mas ressaltou que o mais importante foi a integração entre os jovens. “O importante foram as trocas de experiências entre os rapazes, a confraternização e a celebração do futebol, regado a água gelada e a grandes fatias de melancia, para enfrentar o calor”, contou descontraído. Ele ainda deixou aberto o convite para os jovens de outros centros socioeducativos disputarem partidas na unidade. A barreira do idioma entre os jovens foi rompida com a ajuda de intérpretes ingleses e brasileiros, o que tornou possível os diálogos durante toda a visita.

Encantamento

O inglês Elan McQauid, 26 anos, mora em Manchester e é líder dos Embaixadores do Esporte, um grupo cristão que une evangelho e futebol. Ele conta que ficou surpreso e envolvido com a musicalidade dos cultos evangélicos brasileiros, a beleza de Belo Horizonte e a receptividade. “Os rapazes querem ficar em Minas Gerais. Eles estão aqui, pois foram os primeiros a levantar as mãos quando nos perguntaram quem gostaria de fazer esta viagem”, relatou McQuaid.

O pastor Ezequias Santos também reside em Manchester e acompanha o grupo ao Brasil. “No bairro onde a igreja funciona conseguimos praticamente zerar os índices de criminalidade e chegamos a receber visita de um membro do Parlamento e da polícia, interessados em conhecer nosso trabalho” revelou o pastor.