Minas por Região
Esportes

18h00min - 27 de Novembro de 2013 Atualizado em 18h02min

Futsal Fest é marcado por golaços e oportunidades a dependentes químicos

O evento, além de reunir grandes ícones da modalidade, deu a chance a moradores de rua e recuperandos das drogas jogarem no ginásio

A importância do esporte para inclusão e reinserção social. Esse foi o foco da segunda edição do Futsal Fest, promovido com o apoio daSecretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), nessa terça-feira (26), no Mineirinho. O evento, além de reunir grandes ícones da modalidade, deu oportunidade para moradores de rua e recuperandos das drogas jogarem no ginásio nas partidas preliminares estarem bem próximos de ídolos do futsal, como o craque Manoel tobias.

Para o secretário de Estado Adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, a intenção é demonstrar a força do esporte para a inclusão social e resgate de valores como respeito às regras e aos adversários e perseverança. “O esporte tem um papel de grande importância no processo de recuperação de jovens que encontram-se em situação de efetivos desvios de conduta ou em situação de  marginalização. Trata-se de  uma alternativa que auxilia no resgate de pessoas, ao desenvolver virtudes como disciplina e autoestima, bem como habilidades sociais.” Rogério Romero ressaltou, também, que ações como essa contribuem  para a reabertura e valorização do Mineirinho no cenário esportivo.

No mesmo sentido, o embaixador do Futsal Fest, Manoel Tobias, ressaltou o caráter beneficente da partida que terá a renda líquida da venda das entradas revertida às comunidades terapêuticas que desenvolvem, em Minas Gerais, trabalhos para recuperação de usuários de drogas. “Contar com a adesão de grandes jogadores, que fizeram e fazem história no futsal, nesse projeto é inexplicável. Isso demonstra que nós atletas podemos contribuir com a vida de outras pessoas. Além disso, valoriza e incentiva os cidadãos a praticarem atividades esportivas e se livrarem das drogas.”

De acordo com o morador de rua há seis anos e integrante do Projeto Arte pela Paz, Giovane Pereira Medeiros, 33 anos, participar do Futsal Fest foi indescritível. “É muito bom ser considerado um cidadão comum e, assim, como jogadores renomados, poder jogar em um ginásio como o Mineirinho. São inciativas como essa que me fazem acreditar que vale a pena lutar para reverter à situação que me encontro”. Giovane conta que é natural do município de Francisco Sá e devido ao alcoolismo perdeu o contato com a família e decidiu morar nas ruas. Foi para Rio de Janeiro, São Paulo e, atualmente, permanece na região da Lagoinha, em Belo Horizonte. “Parei de beber há três anos e meu sonho é recuperar a família e ter uma casa para morar”.

O recuperando das drogas, Leonardo Ronan Fonseca de Souza, de 28 anos, também participou do Futsal Fest. Há dez meses encontra-se em tratamento na Fazenda Vida e Renascer e conta que se tornou dependente químico aos 22 anos de idade. “Decidi que precisava de apoio para recuperar a minha vida e a da minha família. Eu sabia que seria difícil, mas a esperança foi maior. Hoje, tenho muito a comemorar. Fui escolhido para atuar na fazenda em que me recuperei como instrutor e farei de tudo para que outras pessoas fiquem livres do vício. Sonho em me casar, ter uma vida normal, viver em comunhão com Deus e na sobriedade e ser exemplo para a minha família”. Leonardo pretende cursar educação física. “Enquanto jogava bola nem pensava em usar drogas. O esporte é fantástico”.

Partida em família

Com o placar de 6 a 5, Tobias, apesar de seu time ter sido derrotado, avalia que teve motivo de sobra para comemorar a reunião os amigos e, principalmente, contar com seu filho, Lucas Tobias, 18 anos, pela primeira vez, no jogo como membro de seu time.  Além de Tobias, o Futsal Fest contou com a presença de Mancini, Dieguinho, Euler, Lenísio, Índio, Piu, Jorginho do Beach Soccer, entre outros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato