14h18min - 22 de Abril de 2008 Atualizado em 09h33min - 01 de Julho de 2013

Gastronomia inspira diversos festivais em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (22/04/08) - Em abril, a culinária mineira está em festa em Belo Horizonte. Além do Brasil Sabor – um festival gastronômico nacional que, de 09 de abril a 11 de maio reúne, só em Minas, 142 estabelecimentos de 20 circuitos turísticos – é realizado também o Comida di Buteco, evento que, durante um mês, promove um verdadeiro circuito por bares da capital mineira.

A gastronomia é uma das maiores riquezas de Minas Gerais. “Valorizar nossa diversidade cultural através da gastronomia é uma das maneiras de demonstrar que Minas é um Estado completo. As receitas mineiras misturam ingredientes comuns e requintados, criando pratos que agradam a diversos paladares”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Comida di Buteco

Realizado há oito anos, o Comida di Buteco acontece de 11 de abril a 11 de maio. Durante esse período, os 41 botecos participantes se tornam um roteiro gastronômico belorizontino: milhares de pessoas visitam os bares e avaliam a qualidade do petisco, atendimento, bebida e higiene. Encerrando o festival, dias 17 e 18 de maio, é realizada a festa da Saideira: em um mesmo espaço estarão todos os bares participantes, com direito à boa música e o anúncio do boteco vencedor – indicado através da votação do público e de um grupo de jurados.

Além da culinária, o Comida di Buteco promove a arte de Minas Gerais. Os banheiros recebem atenção especial através do projeto Arte no Banheiro. Segundo a organização do evento, 41 artistas plásticos - com carreiras iniciadas a partir de 1990 e que se dedicam à arte contemporânea - foram selecionados através de edital para realizar intervenções exclusivas nos estabelecimentos concorrentes na edição 2008 do Comida di Buteco. Para indicar o vencedor, 10 jurados (entre designers, fotógrafos, jornalistas, professores e críticos de arte) escolherão três instalações, considerando critérios como interação com o espaço e com o público, qualidade plástica da obra e execução. Os autores das três obras vencedoras receberão prêmios como incentivo cultural.

Escolha a sua festa

E não é somente na capital que Minas festeja sua culinária típica. Em todos os seus 853 municípios, é possível provar dos quitutes e quitandas feitos por mãos habilidosas, de gerações que se revezam nos fazeres de cozinhas centenárias, transformando a culinária em um diferencial para quem visita o Estado.

Durante todo o ano é possível conhecer destinos de cultura, história, natureza e, em especial, gastronomia. De janeiro a dezembro, festas, encontros gastronômicos e festivais são realizados em diversas cidades mineiras. Milho, morango, pequi, vinho, queijo, biscoito, carne, banana, jabuticaba, ora-pro-nobis, café, cachaça: tudo é motivo de festa e inspira um festival, que atrai grande número de visitantes nacionais e do próprio Estado. Procure o evento que mais combina com o seu paladar:

Festa do Ora-Pro-Nobis

Sabará, no Circuito Turístico do Ouro (31 3672-7690)

Festival de Vinhos na Serra do Cipó

Santana do Riacho, no Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó

www.visiteaserradocipo.com.br

Festa Nacional da Cenoura

São Gotardo, no Circuito Turístico Tropeiros de Minas

www.saogotardo.mg.gov.br

09 a 13 de julho

Festival de Sabores do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro, no Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó

www.conceicaodomatodentro.com.br

Festa da Jabuticaba

Ouro Preto, no Circuito Turístico do Ouro

turismo.ouropreto@gmail.com

Outubro ou Novembro (safra)

Festa da Manga

Ubá, no Circuito Turístico Serras de Minas

adubar@adubar.org.br

09 de dezembro

Confira o calendário de eventos de Minas Gerais completo no site www.turismo.mg.gov.br.

Gastronomia mineira além-mar

Com o objetivo de divulgar as delícias da gastronomia de Minas Gerais, a Setur, em parceria com a Embratur e o Instituto Estrada Real, promove o Encontro Gastronômico de Minas na Europa, desta terça (22) a quinta-feira (24) de abril, em Lisboa – Portugal. Dois chefs mineiros preparam iguarias da culinária do Estado para um público formado por autoridades, imprensa, operadores e agentes de viagens portugueses