13h02min - 24 de Abril de 2008 Atualizado em 07h13min - 01 de Julho de 2013

Gastronomia mineira é apresentada em Portugal

LISBOA (24/03/08) - Nesta quarta-feira (23), durante o Encontro Gastronômico de Minas em Portugal, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) e a Embratur, com o apoio do Instituto Estrada Real, receberam para uma capacitação, seguida de jantar tipicamente mineiro, cerca de 150 agentes, operadores e jornalistas especializados em turismo, no Pestana Palace Hotel, em Lisboa. O objetivo do encontro é incentivar a comercialização do destino Minas e promover a gastronomia mineira - grande diferencial de competitividade do Estado no cenário turístico internacional.

Minas Gerais está se posicionando incisivamente no mercado turístico europeu, com a implementação da nova rota aérea internacional, operada pela Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), que liga o Estado a Portugal. “Com este evento gastronômico, o turista português está sendo convidado a entrar em Minas pela nossa cozinha, onde tudo acontece e as pessoas se olham olho no olho. É por meio de nossa culinária, tão incrementada de temperos e sabores, regados por causos e aperitivos, que o mineiro manifesta sua hospitalidade e recebe suas visitas”, afirmou o secretário adjunto de Estado de Turismo, Robson Napier, que participa do encontro.

O Encontro Gastronômico teve início dia 22, em Lisboa, no Restaurante Temperos de Minas, com apresentação do destino Serra do Cipó para o trade lusitano, e se encerra nesta quinta-feira (24), no Pestana Palace Hotel, com Festim mineiro para empresários e autoridades de Portugal. “Estamos apresentando aos diversos públicos o potencial turístico de Minas e buscando, por meio da atividade, atrair novos investimentos e favorecer o desenvolvimento econômico de Minas Gerais”, conclui Napier.

De acordo com dados no Anuário Estatístico da Embratur 2007, Portugal ocupa a 3ª posição no ranking dos principais países emissores de turistas para o Brasil – 312.521 portugueses visitaram o nosso país em 2006.

Atrativos para todos os gostos

O coordenador de mercado da Secretaria de Estado de Turismo, José Cordeiro, apresentou aos agentes e operadores de turismo o diferencial de competitividade dos principais produtos turísticos mineiros, ofertados para o turista português. O trabalho da Setur em Portugal, além da promoção e divulgação, visa também a formação de parcerias entre o trade mineiro e os operadores e agentes lusitanos. “Somente com o envolvimento de toda a cadeia produtiva é que conseguiremos ofertar o nosso destino e proporcionar uma bela viagem para o turista português”.

Minas Gerais tem um produto turístico que agrada a todo o tipo de público único, especialmente as famílias européias. Além da riqueza gastronômica apresentada, o Estado também oferece toda uma diversidade que envolve aventura, ecoturismo, a tradição e a cultura, além de outros segmentos como o turismo rural, de bem-estar, religioso e de negócios. “Minas proporciona experiências singulares, como vivenciar o entardecer, as paisagens em um passeio de Maria Fumaça, uma noite ao redor da fogueira ou uma caminhada pelas trilhas da Estrada Real”, disse Cordeiro.

Gastronomia pelos chefs

O Encontro Gastronômico conta com a presença de dois renomados chefs da gastronomia mineira: Bruno Albergaria (Ouro Minas Palace Hotel) e Zoroastro Passos (Restaurante Feliz), que durante os três dias do evento criam e preparam os pratos típicos de Minas Gerais. “Neste encontro estamos trabalhando os produtos próprios de nosso Estado, com elementos que são cultivados nos quintais e nas fazendas e que se transformam em modernos e suaves sabores”, afirmou o chef Zoroastro.

“A culinária mineira teve sua origem nos tropeiros que desbravaram nosso Estado em busca do ouro. É uma gastronomia que se transformou com a influência e a sabedoria de tantos povos e foi reinventada, ganhando um toque da leveza contemporânea”, concluiu o chef Bruno Albergaria.