Minas por Região
Meio Ambiente

17h30min - 23 de Novembro de 2005 Atualizado em 18h27min - 24 de Junho de 2013

Governador abre 8º Encontro do Programa Fomento Florestal

O governador participou, em Belo Oriente, do 8º Encontro do Programa Fomento Florestal, desenvolvido pela Cenibra em parceria com o IEF. O programa foi criado há 20 anos para integrar a empresa e produtores rurais de 68 municípios da região, oferecendo oportunidades de negócios, emprego e renda.

BELO ORIENTE (23/11/05) – O governador Aécio Neves participou hoje, em Belo Oriente, no Vale do Rio Doce, do 8º Encontro do Programa Fomento Florestal, desenvolvido pela Celulose Nipo-Brasileira (Cenibra) em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). O programa foi criado há 20 anos para garantir a integração entre a empresa e produtores rurais de 68 municípios da região de atuação da Cenibra, oferecendo oportunidades de negócios, emprego e renda.

O governador destacou a importância do programa que tem contribuído para a não formação de latifúndios na região, a fixação do homem no campo e a conservação ambiental. Desde a sua criação, em 1985, o programa permitiu que 733 produtores plantassem 21,8 mil hectares de florestas de eucalipto destinados a atender à produção de celulose da Cenibra.

“Ao incentivar e apoiar a implantação de florestas comerciais em áreas disponíveis nas propriedades rurais, a Cenibra e o IEF estão criando novas fontes de renda para os produtores e estimulando a conservação das matas nativas. O que vemos aqui, em Belo Oriente, é mais uma confirmação de que hoje, em Minas, estamos solucionando de modo equilibrado o antagonismo que muitos julgavam existir entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental”, afirmou.

Parcerias

Ao lado do presidente da Cenibra, Fernando Henrique da Fonseca, o governador ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada que permitiu a obtenção de ganhos positivos para o desenvolvimento do Estado sem agredir o meio ambiente. A Cenibra é uma das maiores produtoras mundiais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto.

“São resultados expressivos, que demonstram a importância de uma articulação responsável entre o poder público e a iniciativa privada no enfrentamento das questões ambientais e sociais que acompanham o processo de desenvolvimento econômico. É mais um exemplo de responsabilidade social da Cenibra, empresa que gera milhares de empregos diretos e indiretos e prepara-se agora para ampliar seus investimentos no Estado”, disse o governador.

Durante a solenidade de abertura do encontro, que contou com a presença de secretários de estados, empresários, ambientalistas, produtores rurais, e funcionários da empresa, Aécio Neves ressaltou os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado na área ambiental e conheceu experiências de plantio de eucalipto na região.

Segundo ele, o Governo do Estado tem buscado uma relação equilibrada entre o crescimento econômico e a proteção ambiental permitindo que as florestas de eucalipto não sejam apenas uma alternativa econômica, mas um importante instrumento para a redução da pressão atmosférica sobre as florestas nativas e a recomposição de matas ciliares.

“Hoje, em Minas, a busca de uma relação equilibrada entre crescimento econômico e proteção ambiental é uma diretriz do governo e uma orientação estratégica do novo modelo de desenvolvimento que implantamos”, disse.

Doação de terreno

Durante a solenidade, a Cenibra doou área de 20 mil metros quadrados de extensão ao IEF que serão incorporados à área do Parque Estadual do Rio Doce. No local, será construído um centro de pesquisa com laboratórios para estudos ambientais. A área está localizada às margens do Rio Doce, no município de Bom Jesus do Galho. A obra será iniciada em janeiro de 2006 e concluída em junho.

Estiveram presentes os secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho e de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer. No evento, o governador prestou homenagem ao produtor Jamir Mendes Vicente, escolhido pela Cenibra por ter maior número de florestas plantadas em sua propriedade.

Aécio Neves ainda referendou o convênio celebrado entre o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT), o município de Belo Oriente e a Cenibra para obras de ampliação do acesso à empresa e ao município. Serão construídos dois trevos e duas trincheiras na BR-381 no valor de R$ 11 milhões.

Em seguida, o governador fez uma visita pela fábrica da Cenibra, descerrou placa marcando sua visita à empresa e ainda plantou uma muda de jequitibá-rosa, no Parque da Amizade em área da Cenibra.

Metas ambientais

Durante a visita à Cenibra, o governador ainda participou de uma reunião com sócios jurídicos da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) que apresentaram as metas ambientais para o Estado de Minas Gerais. O objetivo do encontro é criar um espaço de discussão entre empresas, a entidade e poder público, sobre políticas públicas para o Estado.

Na reunião, o governador destacou o papel da Amda, uma das mais atuantes organizações ambientais do país, que tem possibilitado um intercâmbio de informações ambientais. “O governo vai estar absolutamente aberto a esse diálogo, a essa troca de informações. Se nós avançamos, muitas das medidas que tomamos, hoje, foram fruto de conversas que tivemos com grupos de ambientalistas”, disse.

Participam do encontro, além da coordenadora da Amda, Maria Dalce Ricas, representantes de empresas como Novelis, Alcoa, MBR, Cenibra, Samarco, Belgo Mineira, Acesita, Cia Mineira de Metais (CMM), Cia Paraibuna de Metais, Magnesita, Grupo Plantar, além de representantes da Semad.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato